Mas afinal, o que não é coaching?
Atualmente muito se fala sobre o processo coaching, mas ainda há bastante equívoco sobre o tema. É comum ver muitas pessoas confundirem coaching com consultoria, mentoria e até com psicoterapia.

Mas como podemos distinguir o processo de coaching destes outros?

Coaching Vs. Consultoria


O profissional de coaching (coach) não dá sugestões, conselhos ou dicas. O coach faz uso de perguntas poderosas e ferramentas que fazem com o que o coachee seja estimulado a trazer soluções e ideias novas para se aproximar de seu objetivo.

Já o consultor utiliza-se de seu conhecimento para avaliar e mapear processos, diagnosticar a situação atual, levantar as necessidades do cliente e propor soluções dentro de uma área de atuação específica.

Coaching Vs. Mentoria


O coach não precisa ter experiência ou conhecimento na área que o coachee deseja se desenvolver ou trabalhar, apenas ter as competências necessárias para apoiar o coachee a chegar no estado desejado.

Já o mentor é um profissional com bastante experiência em sua área de atuação que é designado a aconselhar e guiar alguém que esteja iniciando em uma determinada área, chamado mentorado, ou aprendiz.

Coaching vs Psicoterapia


Ao longo das sessões de coaching, trabalha-se com o cliente o estado onde ele se encontra e onde ele quer chegar, sempre com foco no presente e futuro. Além disso, o coaching não tem caráter clínico, não lidando dentro do processo com questões relacionadas à cura.

Já o processo de psicoterapia tem como base a solução de problemas psicológicos trabalhando questões passadas e traumas. O terapeuta faz diagnósticos e busca os motivos que desencadearam determinado comportamento para que consiga auxiliar o paciente.

Mas então, qual seria o melhor?


Não existe processo melhor ou pior, mas aquele que é mais adequado para determinada necessidade. Todos os processos podem trazer excelentes resultados, dependendo do objetivo e do momento que se encontra o indivíduo.

E agora, entendeu o que é e não é o coaching?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.