Todos nós já fomos liderados, seja na família, no trabalho, no seu time de futebol, etc. Dessa forma, eu aposto que você prefere um dos vários estilos de liderança, já que sempre tem um estilo que te deixa mais confortável.

“O melhor líder não é necessariamente aquele que faz as melhores coisas. Ele é aquele que faz com que pessoas realizem as melhores coisas.” Ronald Reagan, ex-presidente americano. 

Hoje venho falar de uma nova forma de liderança, com habilidades idênticas a de um camaleão, pois essa liderança se adapta de acordo com o perfil comportamental de cada liderado. 

O primeiro passo para você exercer a liderança camaleão é identificar as tendências e preferências comportamentais das pessoas com quem você se relaciona hoje, sejam liderados, pares, superiores, clientes, etc.

Ao identificar o perfil comportamental, você conseguirá adaptar o seu estilo de comunicação para que o outro possa lhe entender de forma mais assertiva, otimizando os resultados, melhorando os relacionamentos e ultrapassando os obstáculos da comunicação.

Após o primeiro passo fica mais fácil construir empatia e confiança e, dessa forma você deve se aproximar como um estrategista, para extrair a máxima performance desse liderado.

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns.” Abraham Lincoln
Transforme sonhos em realidade
 
A inteligência relacional é definida pela habilidade de identificar no outro: seus desejos, objetivos, hábitos, preferencias, sejam pessoais ou profissionais, e, se relacionar com ele da melhor maneira (se adaptando, como o camaleão) para extrair o melhor do outro com ética e respeito.

E é obrigação do líder construir, desenvolver e manter um ambiente com uma comunicação eficaz e, para isso, a inteligência relacional se faz uma condição básica.
 


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.