No processo de Coaching aprender a importância da administração do tempo é um dos principais fatores de sucesso. De forma bem prática, podemos dizer que a quantidade de "ladrões de energia" que acionamos diariamente, voluntária ou involuntariamente, é algo que chega a ser espantoso e que nos impedem de conseguir atingir a meta.


Assim que a meta é estabelecida, iniciasse o processo que envolve uma série de ações e atitudes que devemos trabalhar de forma sinérgica para chegar ao objetivo dentro do prazo estabelecido. Pode parecer algo difícil de ser alcançado, porém, tudo é uma questão de seguir uma metodologia e contar com a autodisciplina.


Como exemplo prático, eu conto um fato que marcou meus estudos para a capacitação e certificação como coach pela SLAC® - Sociedade Latino Americana de Coaching. Nosso programa aconteceu na cidade de Campinas e eu utilizei os serviços de uma empresa de transporte público. Comprada a passagem de retorno, no momento do embarque eu perguntei ao motorista a que horas ele previa a nossa chegada, tendo em vista eu acertar com um familiar para me buscar no posto da polícia rodoviária.


A linha de ônibus em questão não previa a entrada na cidade de Marília, no entanto, é comum deixar passageiros neste posto que fica na rodovia do contorno na SP 294. O motorista olhou para seu relógio de pulso, fez uma pausa de segundos para calcular o trajeto, franziu a testa para dar um toque de maior seriedade e afirmou assertivamente: "pode marcar para as 3h20 da manhã".


Sua resposta foi muito objetiva, ele não hesitou. Poderia ter respondido que seria entre um horário e outro,e assim, ganhar uma margem de segurança para na hipótese de um atraso manter a boa relação de confiança com o passageiro. Chegamos em Marília às 3h25 da manhã. O detalhe bacana deste episódio é que estamos falando de um trajeto de 380 km, com entradas e saídas em pelo menos mais quatro cidades no caminho para desembarque e embarque de passageiros.


Eu tinha acabado de sair do primeiro módulo do curso, o qual estudamos as competências que o coach precisa desenvolver para ser eficiente e eficaz: respeito à diversidade, planejamento e organização, comunicação interpessoal, orientação para resultados, foco no cliente, adaptável às mudanças, aperfeiçoamento contínuo e negociação; e tive uma aula prática com o profissional motorista sobre alguns destes itens. Vocês conseguem me acompanhar neste raciocínio?


Planejamento é tudo para quem deseja sair de um estado atual e chegar ao estado desejado. Porém, estabelecer prazos é uma dificuldade comum a todos nós. Geralmente, vamos "empurrando com a barriga" a elaboração de uma agenda mais efetiva e produtiva que nos leva ao próximo nível.  Por hábito nós contabilizamos a nossa semana a partir da segunda-feira, como se o domingo não existisse no calendário, da mesma forma que os sábados só são produtivos até o meio dia.


Quem deseja alcançar resultados e metas, quem deseja sair da média, precisa entender que todos têm as mesmas 168 horas em uma semana. Portanto, ao fazer planejamento de vida e estabelecer uma meta é preciso contemplar estes 10.080 minutos semanais disponíveis.


Se houver alguma dúvida sobre isso podemos utilizar outro forte argumento: consulte agora no seu celular o tempo que passou esta semana navegando no Instagram e no Facebook e vai entender sobre o que estamos falando.


Estas duas ferramentas são capazes de nos roubar um tempo precioso que poderia ser aplicado na melhoria de resultados pessoais. Nada contra a tecnologia, no entanto é preciso aprender a usar com moderação tudo que está disponível ou ao alcance de um clic. Da mesma forma, podemos nos utilizar delas para fazer pesquisas, estabelecer novos relacionamentos, divulgar conteúdos e prospectar cenários, assim, o que era tempo perdido ou de ociosidade se transforma em algo que contribui para a meta.


Comprar aquele carro, fazer a faculdade dos sonhos a qual a disputa por vaga é de oitenta candidatos por uma, fazer aquela viagem e conhecer os pontos mais encantadores da terra, cursar um MBA presencial em renomada instituição internacional, comprar uma casa ou apartamento e finalmente marcar a data do casamento, dentre tantos outros exemplos, são projetos que dependem de uma boa organização pessoal e o coach é o profissional que pode lhe apoiar no desenvolvimento de ações com vistas a obter resultados mais consistentes e que vão lhe proporcionar outro nível de energia.


A diferença entre pessoas que conseguem o que querem e as que não conseguem está no foco. Tendo um bom planejamento e o acompanhamento semanal de um coach, você vai estabelecer uma série de ações coordenadas e integradas que vão potencializar seus resultados e lhe facilitar uma análise continuada de resultados, de curto, médio e longo prazos.


Para sair da média é preciso esforço e dedicação, e eu insisto neste ponto, porque olhando ao nosso redor observamos que a maioria das pessoas faz exatamente as mesmas coisas, e de uma forma muito parecida, por isso mesmo conseguem resultados muito semelhantes.


Para alcançar metas extraordinárias é preciso ter foco nas tarefas mais importantes e se comprometer de fato com elas. Mas fique atento, pois estas tarefas são também as menos agradáveis de se fazer e, assim, em um lapso de distração lá estamos nós fazendo o que nos agrada mais ou o que nos leva para um campo de menor exigência e maior conforto.


Considerem neste cenário já um tanto desafiador os fatores externos que não estão na lista do projeto inicial e que vão concorrer com seu tempo produtivo. Imagine que é sexta-feira e você está no meio de uma aula ou de um treinamento muito importante. O toque do celular avisa que chegou nova mensagem e você não se contém, abre e vê a foto dos amigos fazendo aquele happy hour na pizzaria mais badalada e acompanhada do convite muito apelativo: "a festa está ótima, só está faltando você aqui?". É preciso ter muita força de vontade e disciplina.


Ocorrências familiares que podem exigir por um período uma presença mais constante, uma viagem de negócios que a empresa ou cliente marcou de último aviso, um impedimento de saúde que pode te tirar por alguns dias da agenda já estabelecida e outras situações inesperadas, são ocorrências que vão exigir a prática da flexibilidade. Ser adaptável às mudanças é algo que pode ser desenvolvido com o apoio de um coach e por mais simples que isto lhes possa parecer, esta é uma qualidade que poucas pessoas possuem por cultuarem a chamada zona de conforto.


Com estas observações apontadas verificamos que os ladrões do tempo são agentes que trabalham contra a nossa meta, ainda que nos proporcionem prazer, alegria ou um estado de contemplação e euforia que engana nossa autoestima.


Portanto, se você tem dificuldade em estabelecer uma nova meta de vida, ou se já possui uma meta e não está vendo resultados práticos, pense sim em buscar o apoio de um coach.


Com o uso de metodologias e práticas cientificamente comprovadas ele será o seu melhor parceiro nesta jornada, promovendo entre outros benefícios, a busca do autoconhecimento e o desejado equilíbrio da vida pessoal e profissional.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.