Sempre quando vamos realizar algo em nossas vidas, buscamos a perfeição. Queremos uma vida perfeita, um amor perfeito, um casamento perfeito e um emprego perfeito.


Crescemos em várias situações ouvindo a frase ?eu quero isso perfeito?, principalmente em nossa adolescência quando nossos pais nos davam alguma tarefa para realizar.


Vamos pensar em um contexto de perfeição. O significado de perfeição é algo sublime, supremo, sem defeitos, sem falhas, que tem a qualidade máxima e extrema.


Analisando esse significado, faço a seguinte pergunta: nós seres humanos, somos capazes de fazer algo perfeito e sem falhas ou defeitos? Penso que ao realizar algo perfeito, podemos considerar que se atingimos a perfeição em algo. Assim, podemos então nos considerar perfeitos?


Em nossa natureza humana, sendo falho em pensamentos, emoções, comportamentos e atitudes, a perfeição é algo tangível ou alcançável para nós?


A resposta, na minha opinião, é absolutamente não. Se nós falhamos, não conseguiremos realizar coisas com perfeição, ou atingirmos a perfeição.


Pessoas que buscam a perfeição e fatalmente não atingem, começam a se sentir frustradas, decepcionadas, pois como não atingem esse estado de perfeição desejado, entram em um processo de insatisfação, chegando até mesmo em desistir dos seus objetivos, metas ou sonhos.


Há uma frase que diz o seguinte: ?melhor feito do que perfeito!? Sim, melhor fazemos e realizamos algo do que ficamos buscando a perfeição e jamais encontrá-la e não realizar nada.


Mas se eu não posso ser perfeito, posso ser o que?


Percebi no meu trabalho que minha equipe em um determinado momento começou a buscar a perfeição nos processos e nas atividades que estavam sendo realizadas, automaticamente algumas situações comportamentais e emocionais começaram a ficar mais evidentes e os erros foram inevitáveis.


Em uma reunião de alinhamento, disse para eles o seguinte: ?não queira fazer com perfeição, faça com excelência.? Um certo silêncio pairou no ambiente naquele momento e costumo dizer que quanto maior o silêncio das pessoas em um questionamento ou quando estão sendo confrontadas por algo, é porque o cérebro está processando a informação e assimilando através da autorreflexão.


Ser excelente é melhor do que ser perfeito. Buscar a excelência é ser admirável, é exceder as expectativas, é aquele que se sobressai. Ser excelente é totalmente alcançável, é real para nós seres humanos, sendo assim, podemos traçar metas, buscar objetivos, realizar ações sem passar por um processo de desmotivação, de frustração ou até mesmo de desistência do que buscamos.


Melhor excelente do que perfeito, que seja esse seu lema, que seja esse seu pensamento em busca dos seus sonhos.


Faça tudo com excelência, seja excelente, seja real, seja VOCÊ!




Transforme sonhos em realidade

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.