Motivação é a força propulsora, desejos por trás de todas as ações da vida. Ela direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo, portanto é algo interior que está em cada pessoa de forma particular. É errado achar que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Assim, a clareza de nossos sentimentos em relação às nossas ações e ao local de trabalho é fundamental para a decisão dos caminhos que queremos trilhar.

Toda relação, seja ela familiar, de amizade ou de trabalho é uma via de mão dupla. Quando respeito, sou respeitado, se cumpro com o meu papel, sou reconhecido e valorizado. Assim, temos direitos e deveres. Nossas ações e atitudes é que vão determinar o tipo de relação que será estabelecida.

As relações de trabalho vêm se modificando ao longo do tempo. De homens máquinas a Recursos Humanos, os trabalhadores passaram a ser vistos pelas organizações como colaboradores e talentos humanos, com uma importância fundamental de corresponsáveis para o alcance dos objetivos organizacionais.

Todo profissional que busca ascensão na carreira ou que deseja realmente contribuir com suas organizações há de concordar que um dos mais importantes aspectos a ser buscado é a excelência naquilo que se faz, seja qual for a profissão ou atividade que exerça.

Excelência é composta por ações que se destacam positivamente das demais em determinado meio ou grupo. Um profissional de excelência será aquele cujas ações servem como referência para as pessoas com quem convive. É bom salientar que buscar a excelência não é buscar a perfeição, até porque a perfeição é impossível, já que sempre podemos fazer melhor.

Se você é uma pessoa que quer mais respeito, oportunidades e ganhos, então se torna primordial que reconsidere todas as suas ações com um olhar crítico, observando seu trabalho, sua postura perante os outros e seu comportamento diário, buscando formas de melhorar tudo o que faz.

Outro dado a ser considerado é o comportamento neutro perante as fofocas que transitam pelos corredores. Todo problema tem dois lados e os dois devem ser levados em consideração antes de emitirmos nossas opiniões. Quando simplesmente fazemos o papel ¨de leva e trás¨ corremos o risco de sermos injustos com alguém, além de queimar nossa imagem nos tornando pessoas indesejáveis e pouco confiáveis.

Se o foco é a excelência, isto implica em responsabilidade com os compromissos assumidos, trabalho bem feito, atenção aos pequenos detalhes, respeito ao gerente e a equipe de trabalho, sigilosidade e ética profissional.

Sair do comodismo e focar nossas ações no compromisso e responsabilidade vão também determinar o tipo de gerenciamento que vamos receber. Nossos posicionamentos é que tornam o ambiente de trabalho saudável e harmônico. Contribuir para a eficácia do trabalho desenvolvido pela equipe e manter um clima de dialogo permanente, com críticas construtivas, faz toda a diferença na nossa motivação e auxilia para que o desgaste físico e emocional seja menor e os problemas solucionados.

É possível administrar crises, superar desafios e alcançar resultados enfrentando com criatividade os diferentes cenários e transformando dificuldades em soluções e oportunidades.
Conhecer os regimentos e normas internas da organização é muito importante, uma vez que permite a cobrança de nossos direitos e o cumprimento de nossos deveres. Considerar a satisfação pessoal é também fundamental, porque quando fazemos o que gostamos o trabalho se torna uma diversão.

Lembrem-se de que a responsabilidade por seu crescimento pessoal e profissional é sua também. Invistam em seu desenvolvimento e atualização, garantindo a consistência de suas ações e proporcionando sua constante empregabilidade. Pautar nossos caminhos naquilo que aumenta nossa auto-estima, comprometer-se com o sucesso, ser aberto a mudanças e trabalhar com humor são condições imprescindíveis para nosso bem estar e motivação. Vivam intensamente todas as etapas de sua vida e construam um mundo em ¨que o fundamental é ser feliz¨.

Concluindo, ressalto um texto budista que diz: ¨o mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer... ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente¨.
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.