O guru americano Tony Robbins em um de seus seminários contou uma história muito interessante sobre um general que levou seu exército para guerra em uma ilha. Durante o percurso, os soldados, temendo o exército inimigo, planejavam sua saída caso fosse necessário. 

Partindo desse ponto, o general compreendeu que não havia comprometimento suficiente para ganhar a guerra. Então, logo que os soldados atravessaram a ponte que ligava a esta ilha, ele a queimou completamente, impossibilitando a volta. A partir desse momento os soldados teriam apenas a opção de vencer. A mensagem que desistir não é mais uma opção deu uma outra dinâmica para esse exército.
Transforme sonhos em realidade

Para tomadas de decisões difíceis, durante o processo de coaching, costumamos seguir 3 passos:

Avaliar o estado atual


O primeiro passo é avaliar o seu estado atual, quais são os ganhos e perdas de se manter onde está, em seu estado atual. Essa avaliação é importante para entender que, mesmo que você queira uma mudança drástica, existem coisas boas que pode perder durante esse processo.

Avaliar o estado desejado


O próximo passo é uma avaliação futura. Identificar quais serão esses ganhos e perdas em longo prazo dessa sua decisão. Nos momentos de decisão é que definimos nosso futuro, por isso é importante estar presente para os feitos dessa mudança.

Avaliar o que precisa ser feito 


Por último, voltamos a história que contei acima. Precisamos identificar quais ações necessárias para que essa decisão difícil possa ser tomada com o mínimo risco. Neste ponto, precisamos desenvolver estratégias e “queimar algumas pontes”. Para isso você precisa responder: o que definitivamente você precisa deixar de lado para ir ao próximo nível? 

Lembre-se que “queimar pontes” é uma escolha sua, pois se não houver como voltar, sua única opção é seguir em frente. Isso se aplica muito quando alguém decide empreender, investir em uma nova carreira, mudar de cidade... Decisões difíceis que todos nós um dia precisamos tomar.

Eu não sei exatamente qual é a decisão difícil que você deve tomar nos próximos dias, mas posso garantir que você precisará ter um bom planejamento.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.