Podemos conceituar o coaching como o processo de apoiar pessoas para se conhecerem melhor e se desenvolverem e, dessa forma, dar suporte nas conquistas de sua autonomia.

Cada vez mais organizações e indivíduos investem em processos de coaching para obter um diferencial competitivo no mercado.

Principais termos


O coaching é um processo de maximização e desenvolvimento de performance do indivíduo, trabalhando os comportamentos necessários para ele conseguir alcançar a meta traçada.

O coach é o profissional que traz o apoio, suporte, para o cliente. O plural do coach é coaches.

O coachee é o cliente, aquele que passa pelo processo de coaching porque deseja alcançar determinado resultado. 
 

Diferenças


Acontece, porém, que ainda é comum existir uma grande confusão sobre o tipo de serviço prestado pelos coaches. Muitos ainda confundem o coaching com mentoring, consultoria, aconselhamento e terapia. 

De forma simplificada, podemos estabelecer as seguintes diferenças:

Coaching: processo em que um profissional (coach) utiliza perguntas e ferramentas para atingir as metas definidas pelo seu cliente (coachee), estimulando-o a realizar todo o seu potencial. O coach não precisa conhecer a área de atuação de seu coachee.

Aconselhamento: atividade específica realizada por um profissional (conselheiro) cujo objetivo é ajudar a pessoa a tomar decisões na esfera profissional ou pessoal.

Mentoria: realizada por profissional (mentor) com profunda experiência em uma determinada área que guia a formação de um profissional.

Consultoria: atividade no qual um profissional (consultor) é contratado para mapear, avaliar e diagnosticar processos ineficientes, oferecendo propostas de solução dentro de uma determinada área de atuação.

Terapia: processo em que um profissional (terapeuta) ajuda seu cliente a superar questões emocionais e psíquicas que o impedem de se relacionar.
 

Benefícios do Coaching


Estabelecidas as distinções, vejamos alguns dos diversos benefícios do processo de coaching:

Autoconhecimento e quebra de paradigmas;

Desenvolvimento de competências e superação de crenças limitantes;

Ganhos de performance e aumento da produtividade;

Foco na solução;

Assertividade e melhor gestão do tempo.
 

Como funciona?


Por meio de encontros semanais (até 90 minutos), o coach trará o apoio ao coachee, provocando o estímulo na identificação e expressão de seus valores e potenciais que irão ajudá-lo a atingir suas metas. Trata-se de um processo de atitude e transformação.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.