Está em busca de um novo emprego?
Se você está desempregado, quero que leia este artigo com carinho e muita atenção – pois tenho algo muito importante para lhe dizer. 

Me coloco no seu lugar e sei que não deve estar sendo nada fácil se ver contabilizado em um índice de desemprego recorde em nosso país: tratam-se de 12 milhões de desempregados. Ainda mais se você for alguém que sempre se dedicou aos estudos, zelou pela sua carreira ou sempre teve muita vontade de crescer e se desenvolver como profissional. 

Infelizmente ou não, a vida é feita de altos e baixos, e nem tudo as vezes acontece da forma com que gostaríamos. Mas nunca, jamais, desanime ou desista de tentar! Não importa quantos sejam os concorrentes ou quais sejam as dificuldades, o importante neste momento é se preparar para poder abraçar as novas oportunidades tão logo elas surgirem. E certamente, uma hora irão surgir! 

Você já ouviu falar de coaching

O coaching é uma metodologia que o ajuda a identificar e fortalecer suas competências e pontos de melhoria, de forma que consiga ter melhor clareza sobre qual é o seu perfil profissional e planejar sua carreira de forma mais assertiva. 

Portanto, se está desempregado, passar por um processo de coaching certamente poderá ajudá-lo e muito em sua recolocação profissional. Veja a seguir como ele poderá ser útil. 

Por que o coaching poderá ajudar em minha recolocação

Melhor clareza do perfil profissional – Por meio dos testes comportamentais, ferramentas de coaching e reflexões, além do autoconhecimento proporcionado, é possível saber quem você é como profissional, quais são seus pontos fortes e o que precisa melhorar. Além disso, é possível ter melhor clareza sobre como se comporta no ambiente de trabalho, que tipo de recompensa valoriza (aspectos financeiros ou outras dimensões) e o que te mantém motivado ou drena sua motivação, por exemplo.

Maior assertividade nas escolhas – Depois de ter um melhor entendimento sobre seu perfil profissional, forças e fraquezas, fica muito mais fácil saber em quais áreas ou atividades provavelmente terá mais chances de sucesso. 

Tenha em mente que aceitar uma vaga, sem ter o perfil adequado para assumi-la, embora seja uma proposta tentadora, poderá as vezes ser um tremendo tiro no pé. E eu direi o porquê: se a posição não for o seu perfil, você provavelmente não ficará muito tempo no emprego ou será infeliz.  

Aumento da autoestima – Algumas pessoas focam demasiadamente em seus pontos fracos e se esquecem de ver o que realmente tem de bom! O coaching nos faz refletir sobre nossas conquistas e nos ensina a valorizar o nosso potencial. Isto é maravilhoso, pois nos torna mais motivados para seguir em frente e enfrentar os desafios.

Melhora no desempenho em entrevistas – Sem dúvidas, o coaching ajudará e muito em sua performance nas entrevistas de emprego. Ao elevar sua autoestima e também, tendo um melhor conhecimento do seu perfil profissional, habilidades e competências, você se sentirá mais seguro e preparado para este momento. E logo, a credibilidade transmitida ao recrutador aumentará potencialmente, assim como suas chances de conquistar o sonhado emprego, também. 

Além dos benefícios citados, é válido mencionar que o coaching também será extremamente útil no planejamento da sua carreira, onde passará a ter uma visão mais ampla de quais serão os próximos passos a serem tomados, te ajudando a chegar onde quiser e o mais importante, ser quem você quiser. 
Ou ainda, esse processo pode despertar novas possibilidades, eliminar aquele medo de empreender, ou até mesmo de mudar de carreira, quem sabe fazer algo que realmente brilhe seus olhos. 

Enfim, por hoje é só. Espero que tenha gostado e caso decida que o coaching poderá ser uma potencial solução, terei imenso prazer em ajudá-lo. Desejo boa sorte na sua missão e tenho certeza que com uma boa dose de dedicação e persistência, logo mais irá conseguir o tão almejado emprego. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.