Decidi que quero disponibilizar um pouco do meu conhecimento aqui escrevendo vários artigos. E o primeiro tema para reflexão é o mindset.

Baseado em muitas análises através dos meus atendimentos em coaching, vivência pessoal e empresarial, principalmente pensando em como entender melhor o que faz com que as pessoas adquiram "consciência" e alcancem seus objetivos e metas, foi o motivo que comecei a preparar um material breve sobre mindset.

O objetivo desse conteúdo é te ajudar a evoluir de uma maneira muito mais rápida, no sentido de melhorar inclusive sua inteligência emocional e percepção de mundo através do entendimento simples e sem mistérios desse tema.

Mindset é, nada mais que, em tradução livre, a configuração da mente, ou como muitos dizem, a mentalidade.

Existem dois tipos básicos de mindset, que são eles: O fixed, que é o Fixo e o growth, que significa crescimento/evolução.

O mindset fixo é onde a maioria das pessoas se encontra. É aquele em que percebemos as pessoas que vivem na acomodação, a famosa zona de conforto, vivendo a mesma coisa sempre sem evoluir. É o estado mental do indivíduo que acredita que o conhecimento é estático e não quer aprender mais do que já sabe, mas se faz parecer mais inteligente do que é. Essas pessoas também evitam desafios, desistem quando ficam de frente a qualquer obstáculo, não gostam de se esforçar ou de se dedicar a alguma coisa até o fim, pois acreditam que nunca terão frutos ou resultados, nunca aceitam receber feedback, um retorno ou crítica construtiva que servirá para encaminhá-las a um resultado mais positivo e sentem-se ameaçadas pelo sucesso das outras pessoas, amigos e familiares, criando uma atmosfera desfavorável para si mesmas quando falamos de desenvolvimento humano. O resultado do mindset fixo é a estagnação e a não evolução.

Já o growth mindset, que é o mindset de crescimento/evolução, define que a inteligência pode ser expandida. A pessoa nesse estado tende a nos mostrar uma grande vontade de aprender e evoluir. Elas têm como perfil encarar os desafios, persistirem quando estão em frente a qualquer obstáculo para superá-lo, encaram o esforço e a dedicação como algo que trará coisas boas e bons resultados, aprendem com o feedback, usam as críticas para crescer e para melhorarem, seguindo a premissa de conseguirem ser "a melhor versão de si mesmas.". Esse perfil também denota que é importante procurar inspiração e aprender lições com as pessoas que admiramos e que são melhores do que nós em algum sentido, competência ou habilidade, além do que, elas não se incomodam com o sucesso dos outros, pelo contrário, ficam felizes e também se espelham em ter sucesso. 

O resultado do mindset de crescimento/evolução é uma grande sensação de livre arbítrio, leveza, paz interna, por tudo que foi citado acima. E é se livrando de todas as coisas que não prestam que começamos a evoluir e a melhorar a nós mesmos para encarar essa mudança, para melhor.

O objetivo no final de tudo é reprogramar a mente, entendendo qual o melhor mindset para se ajustar a ele. A partir daqui que começa a ficar legal, pois quando está claro que nossa jornada depende da nossa mentalidade, da forma como pensamos e dos nossos comportamentos, que geram as ações e nos trazem os resultados, é só pensar e perguntar a si mesmo, qual é o resultado que eu quero para a minha vida?

E é com essa pergunta que eu finalizo este primeiro artigo. Boa reflexão!

Quer reprogramar seu mindset? Clique aqui e saiba como fazer isso com a PNL



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.