Nos momentos desafiadores na vida profissional, em que a carreira se sujeita às incertezas da crise econômica, a grande maioria das pessoas têm o maior desafio das suas vidas, seja para uma transição de carreira ou para a continuidade da carreira em outra empresa: enxergar as novas oportunidades que se abrem para o futuro.

Enquanto algumas pessoas pensam em como sair da crise, outras destravam na crise e enxergam possibilidades de resultados. Exemplo disso é o diálogo interno pelo qual as pessoas criam durante esse período. Podemos aprender como sair da crise, como arrumar outro emprego, vencer demandas e desafios diferentes.

Segundo o último levantamento da Human Perspectives International (HPI), 37,5% das demissões ocorrem por comportamentos e não por competências. Você sabe o peso do seu pensamento e qual a influência que ele pode gerar sobre as suas capacidades e habilidades? E como ele também pode interferir no seu comportamento e no ambiente no qual você está inserido?

"Com crise ou sem crise os resultados acontecerão, a concorrência está com a faca nos dentes e sangue nos olhos. Minhas metas são minha responsabilidade, minha equipe é o melhor time, eles são o melhor capital que a minha empresa pode possuir".

Estudos científicos da neurociência sobre o cérebro humano provaram que ele não distingue o real do verdadeiro. As pessoas externam o que elas acreditam através da forma como verbalizam, pelo tom da voz ou pela comunicação não verbal, mais conhecida como postura corporal. Assim, mostram-se aos outros, através da armadura ou do arquétipo social que querem ser vistas.

Acreditar em si mesmo é necessário. Agradabilidade é uma meta importante. Porém, agradar a todos não dará certo durante uma crise ou mesmo fora dela, reflita em agradar só quatro pessoas, "uma para cada aba do caixão/crise", entendendo que caixão é a crise e poucos estarão ao seu lado quando você estiver dentro dela.

O que é que você quer para a sua vida?

- Ação?
- Omissão?
- Reação? 

Está muito preocupado com o que os outros falarão de você?

- Valor?
- Ganhar dinheiro?

Uma experiência positiva para se conectar consigo mesmo, talvez possa ser revisar os seus pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças. Identificar os principais fatores, os quais são importantes para que você possa alcançar os objetivos que integram a cadeia de valor a qual é exclusivamente sua.

A sua cadeia de valor é composta por fatores internos e fatores externos.

Você pode estar pensando agora, se surgirão dúvidas. Claro que surgirão, entretanto, o processo lógico que reside na sua mente, tem início, meio e fim, alavancado pelos seus valores pessoais, sendo testados o tempo todo e isso ocorre através do diálogo interno consciente que ocorre a todo momento.

O diálogo de reencontro consigo mesmo pode ser realizado através de questões como:

"O que você ganharia pensando assim? Esta forma de pensar o aproxima ou afasta do seu objetivo?"

Que outra forma de pensar ao invés desta te daria mais resultado, satisfação, segurança e precisão? Isso gera algum sentimento positivo? Quais valores estavam presentes quando tudo estava desafiador? Quais os valores presentes quando a carreira estava em alta?

Experimente olhar o mundo com uma visão na qual você é o protagonista, sendo gente fazendo coisas para gente.

Olhe para o espelho, sorria, ou faça uma selfie com o seu celular, sorrindo de verdade, observe como tudo muda, observe as rugas no entorno dos seus olhos. Se você sorriu com franqueza, elas aparecerão e isso é saudável.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.