Construir, consolidar, disseminar e gerir a boa imagem de instituições ou pessoas perante seus públicos são algumas das funções normalmente praticadas pelos profissionais de Relações Públicas. Digo algumas pois é cada vez mais comum a existência de atividades exercidas de forma “multidisciplinar” da mesma atividade realizada por profissionais de áreas de atuação diferentes. 

Respeitando a limitação legal de atuação que determinadas atividades possuem, a multidisciplinaridade pode ser muito saudável. Com muito bom senso, equipes multidisciplinares de sucesso podem atingir elevados patamares de qualidade, devido a sua abrangência de conhecimento especializado.
 
Retornando ao profissional de relações públicas, ele tem como diretriz defender a imagem e reputação de seus clientes, e normalmente passa seus dias definindo estratégias para que eles possam alcançar seus objetivos e metas através de um processo sustentável e seguro.
 
A relação com o coach é interessante, na medida que o coach é aquele que apoia o cliente a alcançar seus objetivos através de ferramentas e instrumentos que subsidiam o alcance de suas metas.
 
Unir os dois profissionais através de um processo multidisciplinar pode ser uma grande descoberta. Com a expertise do profissional de relações públicas em imagem e reputação e as perguntas e ferramentas de coaching aplicadas de maneira adequada, a solução para o cliente pode ser altamente potencializada e este poderá atingir resultados surpreendentes.
 
Devemos considerar um momento de imperícia por parte do cliente como outro exemplo claro de onde essa parceria pode ser ainda mais efetiva. O coach com suas perguntas e processos focados na solução e o profissional de relações públicas com seu conhecimento de gerenciamento de crise de imagem podem formar um “esquadrão de emergência” e fazer a diferença na vida de muitos profissionais e instituições.
 
Olhar a comunicação sob uma nova perspectiva, pensando fora da caixa, e humildemente buscando a expertise de outros profissionais pode ser uma saída muito interessante para a reinvenção de estratégias e a potencialização dos resultados em um tempo em que o mercado exige soluções e entregas além da média.    
 
Parafraseando o atual manifesto: Trabalhadores de relações públicas e de coaching desse mundo, uni-vos!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.