As empresas, de um modo geral, têm dado muito mais importância ao trabalho em equipe do que antes.

A procura por indivíduos que tenham as habilidades para trabalhar em conjunto é cada vez maior, sendo apontada como essencial.

Equipe não é somente um conjunto de pessoas que atuam juntas num determinado projeto, estando cada qual na sua função. Mas tem um significado mais profundo, que diz que é a ideia de que cada integrante saiba qual é a sua parte no grupo, mas que leve em consideração o todo, valorizando o processo inteiro e colaborando com ideias e sugestões.

O espírito de grupo

O resultado da meta estabelecida, seja num projeto empresarial, num grupo voluntário ou sala de aula, não é mérito somente do líder, e, sim, de todos os integrantes.

Todo ser humano tem consigo o sentimento de pertencer e integrar com algo maior do que ele próprio, assumindo, assim, um ideal comum. Portanto, cada integrante de uma equipe precisa ter consciência de que seu trabalho é importante para o grupo e se sentir valioso. Trata-se de uma sensação de comunidade em que todos se conhecem, se encaixam, se sentem seguros e amadurecem.

Manter uma equipe coesa, no entanto, não é tarefa das mais fáceis. Afinal, trata-se de lidar com seres humanos e saber conciliar suas diferenças.

Transforme sonhos em realidade

Aí começa o papel do líder ou de qualquer profissional que esteja no comando do negócio ou da ação. Ele deve entender o comportamento humano e saber dar feedbacks. Com habilidades de relações interpessoais, conhecimentos relacionados à empresa, metas e objetivos. O responsável deve exercer sua função de modo a não transparecer suas fraquezas, medos e incertezas.