A importância de um líder coach para a geração Y

No atual cenário de trabalho, o coaching funciona como ferramenta para identificar e motivar talentos da geração

Nascidos entre os anos 80 e 90, a conhecida Geração Y, são um pouco mais agitados que as pessoas nascidas antes. Essa geração vive em busca de coisas inovadoras e movimentação, tanto na vida pessoal como profissional.

essas características como diferenciais, essas pessoas são capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, têm a destreza de lidar com diversos assuntos, além de terem uma grande afinidade com a tecnologia.

A entrada desses jovens no mercado de trabalho causou uma revolução e grande impacto na maneira que os líderes atuavam e conduziam os profissionais das gerações anteriores, mas também foi de grande proveito para o ambiente corporativo.

Geração Y no Mercado de Trabalho

Atualmente, os nascidos entre os anos de 80 e 90 representam um grande percentual no mercado de trabalho, gerando assim força na economia e resultados nos negócios.

O profissional da Geração Y é mais ansioso por resultados, e chegam muito jovens ao mercado, já com uma vasta bagagem teórica, porém com pouca vivência. A melhor forma de ensinar esses jovens é por meio do exemplo, se as empresas desejam reter talentos é preciso deixá-los sob a coordenação de um líder, ou melhor, de um Líder Coach.

O Líder Coach é o espelho que essa geração precisa para continuar motivada, pois leva muito em conta o feedback, que funciona para reforçar pontos positivos e também para apontar os que precisam ser melhorados. Esses colaboradores valorizam ainda o quanto são ouvidos e, também, a liberdade que lhes é dada para pensar, criar e trabalhar.

Os jovens não estão muito ligados ao tempo que permanecerão na empresa, mas sim aos requisitos necessários e as possibilidades disponíveis para o crescimento dentro da organização, além de ser bem remunerado e não simplesmente trabalhar com o que gosta.

Um jovem que conta com a ajuda de um coach, que o auxiliará na criação um plano de carreira, tende a controlar melhor a ansiedade, reduzir expectativas irreais e conquistar as metas conforme o planejado. É uma contribuição a mais para deixá-lo preparado para o mercado em todos os aspectos.