Há uma fórmula iniciada na retórica por Hermágoras de Temnos no século I A.C., em grego pronunciada como “mória peristásseos”. Significa elementos de circunstância que são 7, cunhados em latim: Quid (O quê), Quis (Quem), Quando (Quando), Ubi (Onde), Cur (Por quê), Quem ad modum (de que modo, como) e Quibus adminiculis (com que recursos ou quanto). 

A ideia é que respondendo a estas 7 perguntas você tenha um planejamento estruturado para colocar seu desejo ou ideia em prática. 

Esta ferramenta é atualmente conhecida como 5W2H devido à tradução para o inglês e uso das iniciais (5W = what, who, when, where e why; 2H = how e how much). Em português eu chamaria de 4Q-POC.

Não importa a nomenclatura, o importante é que na hora de avaliar um desejo para transformá-lo em realidade, devemos responder as perguntas abaixo.

4Q

- Quem é o responsável pela ideia? Pode haver vários com divisão de tarefas para execução. O importante é nomeá-los;

- O que é a ideia? Descreva detalhadamente de que se trata a ideia;

- Quando será realizada? E não somente isto quando ação dever ser feita para que a ideia final seja realizada;

- Quanto será necessário para a ideia se realizar? É importante quantificar os recursos necessários.

POC

- Por que você e as partes envolvidas devem realizar a ideia? Pense numa justificativa real que motive a todos e principalmente quem irá colocar recursos!;

- Onde a ideia irá acontecer?;

- Como irá tornar a ideia em realidade? Aqui você descreve os procedimentos, define quem faz o que, qual valor é colocado em que momento e recurso e etc., e principalmente como a ideia será e qual seu atrativo diferencial? Se for uma festa, o que fará esta festa ser um sucesso?

Para facilitar, comece com as respostas que você já tem e vá adaptando as outras perguntas à sua realidade. Por exemplo, se você tem o local da festa você conseguirá responder melhor quantas pessoas comporta etc. Se você tem um valor para investir, você consegue imaginar a quantidade de recursos que pode obter, em que lugar pode realizar e assim por diante.

Sucesso com seus projetos!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.