Uma das maiores dificuldades para os coaches em início de carreira é justamente a definição do nicho.

 

Mas por que isso é uma dificuldade? Pelo simples fato de muitas pessoas ainda não entenderem exatamente em que e como o coach (profissional)  pode atuar para apoiar no desenvolvimento dos coachees (clientes).

 

Essa dificuldade, por si só, acaba por limitar a atuação do profissional que, ao escolher o generalismo, acaba por se deparar com uma concorrência desleal e esmagadora em um mercado em ascensão meteórica.

 

Evidente, que os bons profissionais sempre se destacam, mas a atuação em um nicho específico facilita o reconhecimento do profissional na área específica, além de permitir o aprimoramento contínuo e uma melhoria significativa nos resultados.

 

Para ajudar na escolha do nicho, seguem algumas dicas:

 

1- Gerando ideias (algumas alternativas para sua criação):

-Pense no que mais incomoda e pense em soluções. Liste sem medo.

-Pense em coisas que já viu em outros países, mas que nunca viu por aqui.

-Pense em algo que já existe e você sabe que pode fazer melhor.

-Quais conhecimentos você já possui e pode recombinar para usar melhor?


2- Pense nos melhores mercados para cada uma das ideias.


3- Pense nas necessidades e interesses desses mercados.


4- Agora escolha um nicho para algumas das alternativas que listou. 

Para escolher o nicho, liste seus: medos, hobbies, problemas e paixões.

Responda: faz alguma dessas coisas fora do trabalho? Gosta ou já gostou de fazer isso? Amigos pedem ajuda sobre alguma dessas coisas? Quais assuntos que domina? Se não existisse dinheiro, o que gostaria de fazer? Veja, segundo as respostas, em quais das alternativas seria possível fazer algo.


5- Agora, dentro do nicho escolhido, escolha um subnicho.


6- Faça agora uma triagem segundo critérios e viabilidade (orçamento, possibilidade, realismo, etc).


7- Localize, entre as opções, a convergência entre paixão pelo nicho e subnicho alinhados a viabilidade de atuação e interesse no assunto do possível público - para isso faça uma pesquisa completa e ampla e pesquise palavras referentes a área que gostaria de atuar.


8- Faça um orçamento de quanto será necessário para começar ou continuar o negócio. Faça o Canvas. O que é a minha oferta e o que ela faz? Como a minha oferta resolve um determinado problema? Em que ela é diferente de outras ofertas? Quem irá comprá-la? Quem serão meus clientes? Por que eles irão comprá-la? Como a minha oferta poderá será promovida e vendida/oferecida? Qual o custo do problema do cliente para o cliente? Qual será o valor da minha oferta (deve ser menor do que o custo do problema para o cliente)? Como seria possível aumentar o valor da minha oferta? Como seria possível aumentar a margem de lucro da minha oferta? 


9- Estabeleça a persona/avatar de seus clientes. Quais são seus valores? Quais são seus sonhos? Idade? Onde mora? Profissão? Mora com quem? O que consome? Qual a sua rotina? O que acessa na internet? Quais são suas dores? Quais seus maiores medos? Como seu negócio pode ajudar? Público alvo, hábitos, desejos, necessidades, medos, dores e problemas. Valores? Metas? O que faz? Marcas que consome? Como posso impactar essa persona de uma forma positiva?


10-  Faça uma análise de mercado. Seu serviço resolve algum problema das pessoas, sim ou não?  - pense como você pode ajudar a vida das pessoas com esse tema. Existem muitos materiais gratuitos resolvendo esse problema, sim ou não? - pense como você pode agregar valor ao seu produto/serviço, fazendo dele algo atrativo e que possa ser vendido. 

Mapeie todos os possíveis concorrentes do seu produto/serviço. 


11- Faça um teste de conceito, em um grupo de possíveis consumidores.

 

Ainda está com dúvidas sobre em qual nicho atuar? Seguem 36 nichos possíveis de atuação para processos de Coaching divididos entre três segmentos:

 

Coaching de Vida:

1. Autoconhecimento

2. Autoestima e autoconfiança

3. Motivacional

4. Família

5. Pais

6. Casais

7. Solteiros

8. Relacionamentos

9. Divórcio

10. Saúde e bem-estar

11. Espiritualidade

12. Valores, visão, missão e propósito

13. Financeiro

14. Esportivo

15. Musical

16. Literário


Coaching de Carreira:

17. Vocacional

18. Universitário

19. Planejamento, recolocação, mudança e transição

20. Vendas

21. Marketing

22. Jurídico

23. Liderança

24. Criatividade

25. Gestão do tempo, produtividade e alta performance

26. Sucesso

27. Empreendedorismo

 

Coaching Executivo:

28. Aprimoramento contínuo

29. Desenvolvimento de Competências

30. Processos

31. Cultura

32. Recrutamento

33. Remanejamento

34. Times

35. Gestão

36. Estratégia




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