Você já se encontrou em uma situação de desconforto por ter sido mal interpretado? Perdeu oportunidades por não saber qual era o comportamento esperado naquela situação, ou por não ter se expressado como deveria?

Saiba que a comunicação é a base para qualquer relacionamento, seja ela pessoal ou profissional, é o que difere o homem dos animais, porém o processo de comunicação é bastante complexo, pois depende da subjetividade de cada um, ou seja, cada pessoa pode ter uma interpretação diferente de um mesmo contexto.

Aquilo que o emissor fala, dificilmente será o que o receptor ouvirá na íntegra. Pensando nisso separei 07 dicas valiosas, que se colocadas em prática, farão grande diferença em sua vida, através uma comunicação eficaz, trazendo melhores resultados no âmbito pessoal e profissional.

Continue lendo este artigo para garantir sucesso em sua comunicação, e assim construir relacionamentos mais saudáveis, satisfatórios.


SEJA O DIFERENCIAL, UM AGENTE DE MUDANÇA

“As palavras tem o poder de curar ou destruir. Quando as palavras são verdadeiras e generosas, elas podem mudar o mundo”. Buddha

Dica 01 - Ao falar, certifique-se que o outro está acompanhando o seu raciocínio. É preciso saber se a outra pessoa está entendendo o que você pretende passar, esse é um dos pontos-chave de uma boa comunicação, além de colocar uma boa dose de sensibilidade naquilo que se ouve e fala. A maioria de nós sabe ouvir, porém, escutar de verdade é uma técnica que devemos desenvolver diariamente, dedicando-se e aplicando-se no máximo de conversas possíveis. Mas tenha calma, certificar-se de que está sendo compreendido, não significa perguntar ao final de cada palavra, ou frase: Entendeu? Como observamos muitas vezes, é possível perceber pelo olhar se a outra pessoa está presente ou não na conversa.

Dica 02 - Mostre seu interesse pelo que o outro diz;

Dica 03 - Não interrompa, deixe a pessoa terminar o que fala;

Dica 04 - Envolva seu corpo na conversa, através da comunicação não verbal conseguimos muitas vezes transmitir mensagens que as palavras sozinhas não conseguiriam;

Dica 05 - Fique atento ao contexto da conversa.

Dica 06 - Crie rapport

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem-sucedida.” Anthony Robbins

Ou seja, é o estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em uma relação; uma vez que a confiança harmoniosa diminui a tensão interpessoal fazendo com que o outro se sinta mais à vontade, atribuindo compreensão e possibilitando reações comportamentais muito mais efetivas, transformando a comunicação.

Dica 07 e talvez a mais importante - Desenvolva empatia. Use o bom senso, respeito e até abdicação e tolerância. Como conquistar isso?

ARGUMENTE CONSIGO MESMO

Qual seria a melhor maneira para se dizer isso? Como me sentiria se estivesse no lugar da outra pessoa? Eu gostaria que se dirigissem a mim nesta situação? Será que o outro está entendendo o que está sendo falado? E principalmente, enquanto você argumenta, pense em como você se sentiria se estivesse do outro lado.

A BASE DO DESENVOLVIMENTO

Falando um pouco mais dessa grande arte que é a escuta, tenha em mente que é necessário que entremos no mundo do outro, não como forma de aceitarmos tudo que está sendo dito, mas para termos uma avaliação relevante e autoconsciente, uma vez que a autoconsciência permite-nos bloquear filtros pessoais que prejudicam a escuta, fazendo com que não escutemos somente aquilo que nos interessa.

Muitas vezes damos demasiada importância àquilo que sabemos ou pensamos saber a respeito do o outro que está falando, e deixamos de escutar a verdadeira mensagem que está sendo passada.

Em outras, nos concentramos mais naquilo que a pessoa significa para nós, do que no conteúdo que está sendo explicito. Isso sem mencionar as diversas vezes em que nos perdemos em distração e devaneios perante as conversas, em momentos em que deveríamos estar atentos ao locutor; porém estamos pensando em outras coisas, que geralmente não tem relação nenhuma com o que está sendo dito naquele momento.

Mediante a estas características, que ações impactariam e contribuiriam para nosso crescimento?

PADRÕES EMOCIONAIS NECESSÁRIOS A SEREM APRENDIDOS

Todos necessitam não só conhecer técnicas de argumentação, mas saber usá-las de forma útil e adequada, como por exemplo a fluência verbal e postural; falando de forma clara e coerente, abandonando termos muito rebuscados que não representam nada, além de gírias e bordões, da mesma forma usar doses certas de razão e emoção, afinal, todo e qualquer profissional depende da comunicação para negociar, vender, convencer, executar e atingir seus objetivos ou da organização.

Lembrando que uma Comunicação utilizada de forma inadequada pode gerar perda de clientes, insatisfação e baixa produtividade, devido a dificuldades de negociação e de relacionamento interpessoal, comprometendo não apenas o seu desenvolvimento, mas também do grupo e até mesmo o da organização na qual está inserido.

Enfim, ninguém gosta de ficar repetindo a mesma coisa porque a outra pessoa simplesmente não escuta, hoje em dia tempo é dinheiro, e você será muito mais valorizado e reconhecido senão roubar o tempo das outras pessoas, sejam clientes, amigos ou familiares. Portanto, seja mais assertivo e seguro de si, demonstrando seus conhecimentos e capacidades, sempre respeitando o tempo e espaço do outro.

"ASSUMA A RESPONSABILIDADE PELO SEU SUCESSO "

LIBERTE-SE AGORA DO ORGULHO E PERMITA-SE APRENDER

"Pessoas inteligentes estão sempre abertas a mudanças quando entendem que estas podem colaborar com o seu crescimento. Elas não se apegam ao orgulho nem a crenças fatalistas e deterministas. Não desprezam o fato de que o meio influencia, sim, mas estão convictas de que as próprias escolhas são o que determinam os seus resultados.” Geração de Valor

Dica Bônus - para obtenção de melhorias no Processo de Comunicação é necessário perceber melhor a si mesmo, ao outro, ao contexto como um todo, gerando resultados mais responsáveis, assertivos e democráticos, pois o comportamento e a mentalidade são ingredientes que definem o destino pessoal e profissional de pessoas de coragem, determinação, superação e sucesso.

Agora que você já sabe de tudo isso, responda sinceramente: Como você se sente quanto a este quesito hoje? Lembre-se: A melhoria contínua é a base para o Sucesso! O que você precisará fazer para obter melhores resultados?



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