O líder é peça fundamental para a criação de organizações mais rentáveis e capazes de enfrentar os desafios nas esferas econômicas, sociais e ambientais. Acredita-se que o líder deve contribuir para as mudanças necessárias e urgentes, buscando recursos rentáveis para atender as necessidades de um mundo cada vez mais exigente com metas, resultados e lucro. Esse processo passa pela maior riqueza de uma empresa: seus funcionários, o que pode ser feito pela gestão de pessoas. Um dos processos mais utilizados e eficazes para desenvolver pessoas, na atualidade, é o coaching.
O processo de coaching pode ser eficaz na preparação do líder e de seus liderados para atingir os objetivos das empresas e tudo passando pelo autoconhecimento. Esse processo pode ser feito tanto nas empresas, como em gestão de carreira fora da empresa.
O profissional de coaching atua como estimulador externo que irá despertar o potencial interno de seus clientes (os cochees) e o apoiando e encorajando a alcançar as metas ou objetivos por ele proposto ou pela sua empresa, desenvolve suas habilidades e fortalece seu potencial. O coaching usa ferramentas de eficácia comprovada e que levará o cliente (coachee) a acessar seus recursos internos e externos, com isso melhora seu desempenho, o que poderá ser útil para si, sua equipe e para a empresa. O coaching pode enxergar situações por novos ângulos e seguir estratégias diferentes, experimentando novos comportamentos e aprendendo com suas experiências. Além de desenvolver as competências que todo líder, acredita- se que deveria ter: respeito à diversidade, visão, integridade, planejamento e organização, comunicação, inovação, flexibilidade, apoio ao desenvolvimento das pessoas, foco na qualidade e orientação para resultados.
O resultado de um processo de coaching são líderes fortalecidos, empenhados em estimular seus liderados e alcançando as metas das empresas ou de suas próprias vidas. O coaching fornece ao líder as ferramentas, as perspectivas e as estruturas para fazer mais e melhor, além de responsabilizá-lo pelas suas escolhas.
A cada dia vemos nas empresas líderes mal preparados, atuando em funções que não são do seu perfil, desanimando seus liderados e não alcançando os objetivos, sem falar na missão, visão e valores da empresa que são deixados em segundo plano. O coaching pode alinhar os interesses de todos os envolvidos no processo, alcançando as metas pessoais e empresariais. E reforça para as empresas que o maior potencial é o humano e que esse processo pode ser uma caminhada árdua, mas compensadora no final.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.