Do que você tem medo? E se o medo fosse um aliado ao invés de um inimigo?

O medo, frequentemente, é considerado um inimigo e o motivo é que é por causa dele que as pessoas ficam paralisadas e deixam de seguir em frente, perdendo grandes oportunidades.

O resultado disso são pessoas tristes, pois encaram seus medos como um inimigo, ao invés de encará-los como desafios a serem ultrapassados. O medo, muitas vezes, pode te levar ao sucesso e alta performance, mas para que isso aconteça, temos que olhar por um ângulo diferente, o do desafio a ser superado. 

Confira três passos para que você vença o medo e torne ele um aliado e não mais um bloqueador de sonhos.

Tenha clareza

Geralmente expressamos o medo de maneira subjetiva. Então, o primeiro passo é ter clareza, olhando para esse medo e tendo clareza do que exatamente te paralisa nesta situação. Após fazer isso, enfrente-o e descubra tudo o que você pode ganhar na sua vida.

 Se isso realmente acontecesse, o que mudaria na sua vida? Que áreas da sua vida seriam alteradas? Quem mais seria afetado? O que de pior poderia, de fato, acontecer? O que de melhor poderia acontecer? O que, exatamente, sente que não está preparado para enfrentar?

Tenha uma estratégia

Se essas coisas acontecessem, como você poderá se comportar? Quais opções (pelo menos 3) você terá? Quais dessas opções seriam mais assertivas? Quais você acredita já estar apto para colocar em prática? Como você poderia ressignificar essa situação, caso ela se concretize?

O medo é uma emoção que experimentamos ao nos deparar com algo que desconhecemos. Por exemplo, se você diz que tem medo de perder o emprego, na verdade o medo não é de perder o emprego e sim de não saber o que acontecerá se perdê-lo.

Ao ter clareza do que exatamente tem evitado enfrentar, chegou a hora de dar mais um passo... Monte uma estratégia mental que vai te preparar para lidar com essas questões.

Reprograme seu cérebro

Diga para o seu cérebro o que você vai fazer e como vai fazer, caso isso aconteça. Treine sua mente para imaginar você executando o que se propôs nos mínimos detalhes, pois assim você construirá caminhos neurais que te ajudarão a encontrar soluções antecipadas para os possíveis obstáculos no caminho.

Quando você dá atenção a esse sentimento sem superestimá-lo, você consegue detectar possíveis falhas que, se desenvolvidas, poderão levar você nível de consciência, permitindo que você potencialize habilidades naturais e desenvolva novas capacidades.

Ao utilizar o medo em benefício próprio, você terá condições de trabalhar os aspectos nocivos de seus temores e traçar um plano de ação efetivo para eliminá-los, seguindo em frente livre de suas interferências.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.