Hoje venho ajudar você a entender porquê equipes de projetos falham tanto, ainda que utilizem frameworks e metodologias com eficácia comprovada no mercado de TI. Desde o Manifesto Ágil, um novo formato de trabalho foi se criando sugerindo que projetos de softwares sejam menos problemáticos, mais eficientes, agreguem mais valor ao negócio do cliente e minimize ao máximo as chances de erros em projetos que seguem os moldes do modelo cascata. Isso não quer dizer que jamais deveremos usar esses modelos de processos, mas os benefícios apresentados pelas metodologias ágeis nos fazem encontrar meios de encaixar projetos complexos com equipes grandes num formato mais dinâmico e mais produtivo.

Atualmente, assistimos a uma tendência de equipes de projetos adotarem o framework Scrum diante deste cenário, adquirindo todos os benefícios de um conceito otimizado com base em processos empíricos. Quando conhecemos o Scrum, acreditamos que ele seja a solução das equipes de TI. O framework é estabelecido para um determinado projeto na esperança de que a equipe vai entregar resultados rápidos, o cliente ficará satisfeito e a equipe cada vez mais motivada.

E aí é que vem a decepção! A equipe não consegue sair do lugar, não produz os resultados esperados, a insatisfação do cliente aumenta, o gerente do TI começa a pressionar a equipe, começa a haver pressão e reclamação de todos os lados. Um time traçado para ser um time de sucesso começa a apresentar típicos comportamentos de uma equipe fracassada. Muito cuidado ao dizer que a culpa é do Scrum! Afirmo a você que não é.

O Scrum é um framework totalmente comportamental. Todas as ações sugeridas pelo framework só depende de ações do Time Scrum. Ao se definir um Time Scrum, o perfil comportamental das pessoas deve ser conhecido. É importante que seja considerado, não apenas as competências técnicas. A análise comportamental deve ser feita para que se alcance um time autogerenciável e multidisciplinar. Se escolhermos um profissional, olhando apenas as competências técnicas, e negligenciarmos o perfil comportamental desse indivíduo, estamos montando um time fadado ao insucesso. O conhecimento dessa equipe numa tecnologia ou outra, não determina a forma como ela vai agir no projeto.

Atualmente, existem ferramentas como a Análise Comportamental DISC e o próprio processo de Coaching que irá, não apenas identificar o perfil das pessoas de uma equipe, mas também apoiará no desenvolvimento humano usufruindo de todos os benefícios comprovados pelo Scrum. Times de alta performance aliam conhecimento a comportamento.


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