Atualmente, assistimos a uma tendência de equipes de projetos adotarem o framework Scrum diante deste cenário, adquirindo todos os benefícios de um conceito otimizado com base em processos empíricos. Quando conhecemos o Scrum, acreditamos que ele seja a solução das equipes de TI. O framework é estabelecido para um determinado projeto na esperança de que a equipe vai entregar resultados rápidos, o cliente ficará satisfeito e a equipe cada vez mais motivada.

E aí é que vem a decepção! A equipe não consegue sair do lugar, não produz os resultados esperados, a insatisfação do cliente aumenta, o gerente do TI começa a pressionar a equipe, começa a haver pressão e reclamação de todos os lados. Um time traçado para ser um time de sucesso começa a apresentar típicos comportamentos de uma equipe fracassada. Muito cuidado ao dizer que a culpa é do Scrum! Afirmo a você que não é.

O Scrum é um framework totalmente comportamental. Todas as ações sugeridas pelo framework só depende de ações do Time Scrum. Ao se definir um Time Scrum, o perfil comportamental das pessoas deve ser conhecido. É importante que seja considerado, não apenas as competências técnicas. A análise comportamental deve ser feita para que se alcance um time autogerenciável e multidisciplinar. Se escolhermos um profissional, olhando apenas as competências técnicas, e negligenciarmos o perfil comportamental desse indivíduo, estamos montando um time fadado ao insucesso. O conhecimento dessa equipe numa tecnologia ou outra, não determina a forma como ela vai agir no projeto.

Atualmente, existem ferramentas como a Análise Comportamental DISC e o próprio processo de Coaching que irá, não apenas identificar o perfil das pessoas de uma equipe, mas também apoiará no desenvolvimento humano usufruindo de todos os benefícios comprovados pelo Scrum. Times de alta performance aliam conhecimento a comportamento.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Viviane Guerra da Silva

Master Coach

Veja www.vivianeguerra.com.br Conteúdos em www.vivianeguerra.com.br/carreiradesucesso