Quando analisamos a história de algumas personalidades de sucesso encontramos aquelas que chegaram “ao topo” de sua carreira, e por algum motivo abandonaram tudo e se dedicaram a aspectos pessoais, ou familiares. Costumamos olhar para estas atitudes como algo louvável, corajoso e admirável, e realmente são! Porém seus autores são unanimes em afirmar que houve uma falha no planejamento estratégico de suas carreiras, mantiveram uma prioridade excessiva no trabalho em detrimento de vida pessoal e familiar. Um planejamento estratégico de carreira, que possui uma base sólida em resultados em longo prazo, sempre buscará o equilíbrio entre vida profissional, pessoal e familiar.

Essa imagem de um “sucesso a qualquer custo” está muito arraigada em nossa cultura, que tende a valorizar quem “trabalha demais”, “faz muita hora extra”, “leva trabalho para casa”, acreditando que estas pessoas devem ser modelos corporativos, sem perceber que são pessoas que terão maior propensão a adoecimentos, desequilíbrio emocional, stress e desconstrução da vida social e familiar. Um excelente modelo corporativo deve ser aquele que possui um bom gerenciamento de tempo, mantendo resultados positivos, equilíbrio emocional e qualidade de vida, sem perder o foco nas metas e objetivos organizacionais.

Cabe aos gestores a responsabilidade de perceber a necessidade de orientação e apoio aos membros de equipe que possuem este tipo de conduta, tanto a um melhor gerenciamento de tempo de trabalho, quanto às metas e a um bom plano de carreira. Se o gestor mantém uma conduta de desequilíbrio nos colaboradores, em curto prazo pode até apresentar bons resultados, porém em pouco tempo terá pessoas desgastadas, frustradas e infelizes em sua equipe, isso para não mensurar o stress e adoecimento mental, como depressão e transtornos de ansiedade.

O caminho para o sucesso é um caminho baseado em um planejamento estratégico sólido, que considera todos os aspectos de carreira, tanto profissionais, quanto pessoais, buscando resultados em longo prazo que produzam uma real satisfação, a felicidade! O Coaching é um apoio eficaz na formulação do Planejamento Estratégico de Carreira, sintetizando o que há de melhor na gestão de negócios, estratégia, filosofia, psicologia positiva, terapia cognitiva, buscando sempre o desenvolvimento pessoal e integral, em todos os aspectos de sua vida.
Transforme sonhos em realidade



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

João Emílio Rodrigues da Silva

Life Coach

Psicólogo, Personal e Professional Coach, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, atuante nas áreas de Recursos Humanos e Avaliação Psicológica em empresas de Grande Porte e Projetos de Engenharia.