A receita para ser feliz ainda é inexistente, isso, se um dia existir esta resposta. Mas um sentimento que pode ser um grande aliado nessa caminhada para encontrar a felicidade é a gratidão. Pode parecer difícil ser constantemente grato, especialmente quando estamos passando por momentos difíceis. Porém, quando pensamos nas situações e em ideias positivas com gratidão, temos muito mais forças para enfrentar as adversidades.

Pessoas gratas são mais felizes! Geralmente, aquilo que pensamos, mesmo sem querer, de alguma forma demonstramos através de atitudes, palavras ou pela nossa linguagem corporal às pessoas que nos cercam. Quando somos gratos com o que realizamos e oferecemos, continuamos com a reação de nossos sentimentos internos. Muito provavelmente, você já deve ter passado por alguma situação difícil e no momento vivido, sentiu-se desanimado e inconformado com as circunstâncias, porém algum tempo posterior ao ocorrido, percebeu que tudo melhorou e que se não tivesse vivenciado aquela ocorrência, dificilmente seria esta pessoa madura e prevenida que é hoje.

Vários estudos ao redor do mundo têm relacionado o sentimento de gratidão com o alcance da felicidade. Um dos estudiosos do tema, Robert Emmons, psiconeurologista — especializado no estudo da inteligência humana, na Universidade da Califórnia — acredita que as pessoas que manifestam gratidão, apresentam níveis mais altos de satisfação com a vida, otimismo e emoções positivas. Além disso, os resultados refletem também no corpo. 

Em um de seus estudos, Emmons avaliou pessoas que escreviam um diário, agradecendo pelas coisas boas que lhes aconteciam semanalmente. O pesquisador constatou que quem é grato, dorme mais e melhor, pratica exercícios com maior regularidade, tem níveis de pressão arterial e estresse mais baixos.

Ao contrário do outro grupo estudado, que registrava aborrecimentos em outro diário. A pesquisa indicou que os indivíduos gratos, tiveram mais progressos na vida do que os membros do grupo oposto.
Então, que tal começar a ver a vida com outros olhos e colocar mais gratidão no seu dia a dia? Os resultados podem surpreender!

Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Katie Borteze

Life Coach

Graduada em Psicologia UNISUL SC. Pós-grad. Gestão Empresarial Souza Marques RJ. Pós-grad. Psicodrama Pontifícia Universidade Católica PUC SP. Pós-grad. Psicodrama Didata SOPSP-FEBRAP. Pós-grad. Neuropsicologia ALBERT EINSTEIN. PCC Professional Coach e PDC Professional DiSC SLAC . Livros: "A Inclusão do Psicodrama na SOPSP" - "As Dores e as Superações Reveladas nas Mídias Sociais"