Que tipo de líder é você?
Existem diferentes formas de liderar uma equipe. Líderes atuais, como Barack Obama e Luiza Helena Trajano, ou icônicos como Martin Luther King e Gandhi, nos mostram que mesmo com diferentes abordagens é possível extrair o melhor das pessoas e obter resultados positivos.
 
Confira abaixo três tipos de liderança e veja com qual deles você se parece mais. Mas atenção, não pense naquele que você mais gosta ou que gostaria de ser, mas sim, naquele que mais se parece com você hoje.
 
Liderança autocrática: nesse tipo de liderança não existe liberdade de escolha para os liderados, um líder autocrático é dominador e centraliza totalmente a autoridade e a tomada de decisão. Emite ordens e espera obediência cega dos liderados e, com isso, acaba sendo temido pelo grupo que só trabalha quando ele está presente.
 
Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentam maior volume de trabalho produzido porém com claros sinais de frustração, tensão e agressividade.
 
Liderança liberal: permite aos colaboradores total liberdade para a tomada decisão (individuais ou em grupo), participando somente quando necessário.
 
Nesse tipo de liderança os colaboradores desempenham suas funções sem interferências diretas, sendo responsáveis pelo gerenciamento dos resultados do próprio trabalho. O comportamento do líder é evasivo e sem firmeza e os grupos submetidos à liderança liberal não costumam se sair bem em termos de quantidade e nem de qualidade de trabalho.
 
Ainda, os grupos de uma liderança liberal apresentam: fortes sinais de individualismo, agressividade, desagregação, insatisfação e pouco respeito pelo líder (que é ignorado pelo grupo).
 
Liderança democrática: O líder democrático gosta de atuar como um facilitador, orientando o grupo. Ele ajuda na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias.
 
Esse tipo de líder interage bem com a equipe e com os indivíduos, encoraja a participação das pessoas e se preocupa igualmente com o trabalho e com o grupo. 
 
Os grupos submetidos à liderança democrática apresentam boa quantidade e melhor qualidade de trabalho, acompanhadas de um clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.
 
E aí, em qual desses três tipos de liderança você se percebe (em essência)?
 
Independente da sua resposta, saiba que você não está preso ao tipo de liderança em que se percebe hoje. Caso entenda apropriado, você pode identificar pontos a melhorar, definir estratégias e desenvolver comportamentos e habilidades para se tornar um líder mais eficaz. 

Afinal, a vida é uma constante evolução.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.