Nos últimos meses retomei o estudo da língua inglesa. Diariamente navego em alguns portais de notícias, e em especial, acesso pílulas diárias de informações extraídas do American On Line (AOL) e dos canais da CNN e BBC. Nos finais de semana escuto música, assisto filmes e séries in english, assim como, a leitura de livros e histórias em quadrinhos, em especial o meu xodó, o HQ do The Walking Dead.
 
Durante a leitura de uma das edições desta série pós-apocalíptica, que retrata a luta pela sobrevivência de poucos grupos humanos, em meio a um mundo diatópico e dominado por zumbis, um dos personagens aparece em um dos quadros e um balão com a seguinte fala: “Hit the ground running”. 

Traduzindo ao pé da letra para o português, seria “encostar no chão correndo”, mas existem várias outras possibilidades, tais como “começando a todo vapor”, ou algo do tipo “começando algo com entusiasmo”.
 
Por curiosidade, busquei na internet a origem desta expressão inglesa e descobri várias versões. No entanto, uma delas aguçou o meu feeling de coach: a expressão surge da linguagem militar do século passado, referente as operações de guerra. 

Durante o ataque em território inimigo, no exato momento em que os soldados pulavam de aviões e helicópteros com paraquedas, recebiam a seguinte ordem do alto comando: “Quando tocar no chão, saia correndo”. Portanto, neste contexto, o soldado deveria estar pronto para a ação, logo que caísse em solo hostil, uma vez que estava passível de emboscadas e da perda da sua vida.
 
Fazendo uma correlação entre o processo de coaching e esta expressão, as palavras hit e running, respectivamente, possuem o sentido de movimento. É o elemento central da ação, muitas vezes realizado por meio de gatilhos ou efeitos mobilizadores, oriundos da dimensão dos desejos e necessidades humanas, que no caso dos soldados trata-se da sobrevivência.
Transforme sonhos em realidade

Muitas vezes não agimos, porque não sabemos o que de fato queremos e onde queremos chegar. Ninguém bate no que não pode ser tocado, necessariamente precisa ser tangível. Ninguém corre sem destino, uma vez que toda largada conduz a uma linha de chegada. 

Você está preparado para a ação? Como você está batalhando pelo sucesso? Se você fosse o soldado, qual seria a sua guerra? Porque é tão importante vencê-la? O que pode ser feito para continuar correndo e nunca desistir?
 
A palavra ground significa chão, terra, solo, terreno, área ou região, parte fundamental para responder estas perguntas. 

Todos devemos buscar o autoconhecimento e a compreensão da topografia do seu terreno, as camadas que compõem os pontos mais altos e baixos do seu relevo interior, sendo estes elementos que, de fato precisam ser melhorados para potencializar os seus resultados. O conhecimento do seu território contribui como ponto de partida do percurso entre o seu estado atual e o estado desejado. 

Você conhece o seu território interior? Qual os limites do seu terreno? Como pode aumentar a quantidade de terra e expandir para novas áreas? Você já caiu de paraquedas em um território desconhecido e precisou correr?
 
Assim como os soldados que tinham como lema o “Hit The Ground Running” em suas vidas, espero que você continue sempre em movimento, em ritmo acelerado, enérgico, com bastante entusiasmo, uma vez que somente a força da ação pode gerar os resultados esperados e desta forma vencerá as batalhas rumo ao sucesso.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.