Por que as pessoas utilizam seus serviços profissionais? Por que uma empresa deve lhe contratar para aquele cargo tão concorrido? O que o torna um profissional tão especial? Pense que você é um produto que está sendo oferecido ao público – o que motiva as pessoas a fazerem negócios com você? A resposta a todas essas perguntas é uma só: sua personal brand

Personal brand, também chamado de marketing pessoal, é uma estratégia que entende a pessoa como uma marca que deve ser desenvolvida, tratada e protegida, seja no âmbito social ou profissional. O conceito gira em torno da ideia de que, destacando os diferenciais, atributos, opiniões e valores do profissional, as oportunidades surgirão. Reflita: qual é a sua imagem no mercado em que atua? Essa é a sua personal brand.

A construção da personal brand no âmbito profissional é um trabalho que deve ser planejado detalhadamente. Se você deseja aumentar as vendas do seu negócio ou impressionar um empregador em potencial, é necessário que sua imagem profissional esteja associada a uma sensação de dedicação, confiança, sucesso e satisfação. Os recursos utilizados na busca deste objetivo são os mais variados: cartões de visitas, currículos, portfólios, blogs, perfis em redes profissionais, entre outros. A forma como o profissional é apresentado ao empregador ou cliente em potencial é fator crítico para quem busca trilhar uma carreira de sucesso.

A fim de desenvolver uma personal brand de sucesso em seu segmento de mercado, vale a pena observar alguns aspectos importantes:

· Elabore um currículo impecável: considerando que “a primeira impressão é a que fica”, este documento é de vital importância na busca de um emprego. O CV deve ser organizado, objetivo e sem erros de Português. Deve destacar seus pontos fortes e demonstrar seus diferenciais.

· Administre bem suas redes profissionais: sua página é seu outdoor 24 horas por dia. Você deve ter muita atenção com seu perfil nas redes profissionais. Um bom perfil é aquele que apresenta uma foto profissional, oferece informações relevantes sobre sua carreira, fornece exemplos práticos sobre sua experiência de trabalho, traz diversas recomendações e tem um número substancial de conexões.

· Faça networking em eventos: outra boa tática para fazer seu marketing pessoal é comparecer a eventos de sua área de atuação e conhecer outros profissionais do ramo. Vale a pena levantar informações sobre o assunto a ser tratado para dar opiniões interessantes e aumentar sua rede de contatos.
Transforme sonhos em realidade

· Sempre cumpra com sua palavra: essa é uma das estratégias mais eficientes na construção da confiabilidade de sua imagem profissional. Prometeu enviar a cotação em 48h? Envie. Combinou dar um feedback sobre a proposta no dia seguinte? Faça isso. Agendou uma reunião na próxima semana? Compareça. Caso imprevistos aconteçam, comunique e estenda o prazo, se necessário.

Fica aqui o meu convite: que tal investir em sua personal brand? Siga as dicas e alcance vôos mais altos.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Lorena Serra Freire Lobo

Life Coach

Graduação em Direito Universidade Federal do Pará; MBA em Gestão de Recursos Humanos - Universidade Veiga de Almeida; Personal and Professional Coach - Sociedade Latino Americana de Coaching;