Somos diariamente impelidos a tomar dezenas ou centenas de decisões. O cenário que construímos para a nossa vida é feito por ações que devemos executar sempre com foco em propósitos que nós mesmos temos que definir. A partir dessas pequenas decisões, adotamos certas atitudes que nos conduzem para a certeza de uma vida mais plena.
Com essas decisões tomadas nos aproximamos ou nos afastamos de um melhor equilíbrio em nossas vidas, e também colaboramos para um processo de vida mais ou menos eficiente.
A definição de plenitude é extremamente pessoal. Cada um de nós a expressa de uma forma individual e distinta. Para alguns a plenitude será alcançada quando obtiver riqueza, um bom emprego, uma promoção, bastante dinheiro e um determinado estilo de vida, para outros ela é mais abstrata, mais simples e natural, ligada a uma conscientização com o divino ou na convivência com quem amamos.
Para o processo de coaching, o verdadeiro sentido da plenitude é a busca do alinhamento dos seus valores individuais, com a sua missão de vida que será descoberta e escrita durante o processo, no sentido mais profundo de seu coração e de sua alma. Uma vida plena é muito valiosa e o cliente descobrirá, o que ele realmente valoriza.
Se dá valor ao risco, quanto de aventura tem em sua vida?
Se o valor é a família, o quanto terá que abrir mão em seu trabalho, para estar próximo e presente?
Em um de meus primeiros empregos (e foram muitos), na entrevista, a primeira pergunta que se fazia eram seus principais valores individuais, pois quando não existe nenhuma intersecção entre nossos valores pessoais e o da empresa, com o tempo, as insatisfações aparecem e cobram um preço muito alto.
Definir claramente a nossa missão de vida e nossos próprios valores é como definir nossas escolhas na vida, pois quando essas escolhas se alinham, a vida fica mais gratificante e com menos esforços. A Vida assim, é escrita com “V”maiúsculo.
A conquista de um determinado objetivo não será muito gratificante sem atingir o pleno potencial, pois neste sentido mais profundo, a plenitude é a descoberta e a experiência de uma vida com propósitos bem definidos. Siga o que disse o grande poeta Lulu Santos: “Eu vejo a vida mais clara e farta, repleta de toda satisfação que se tem direito, do firmamento ao chão”.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.