Quantas coisas hesitamos em fazer porque, no fundo, nos cobramos perfeição?
Transforme sonhos em realidade

O curioso é que, muitas vezes, nem temos consciência disso! Vamos adiando tomar uma decisão, começar uma tarefa, expressar a nossa arte, nossa voz, por medo de, lá na frente, nos depararmos com alguma imperfeição, um lapso, um "podia estar melhor" e todas as críticas e autocríticas que vêm no pacote "medo-de-não-ser-bom-o-suficiente". 

Quem nunca? E assim, nossos objetivos deixam de ser atingidos, nossas metas perdem o prazo, nosso foco vai para o espaço e nossos sonhos se esvaem.

O que a gente ganha nisso tudo? Comodismo, talvez. O que a gente perde nessa busca exagerada pela perfeição? Projetos entregues, planos cumpridos, sentimento de realização, autoestima, autoconfiança...perdidos...e por aí vai...

Tem uma frase tão clichê, mas tão clichê - e isso é ótimo porque ela gruda no cérebro, é fácil de lembrar e está sempre pronta para nos salvar a vida nos momentos críticos, e essa frase é: "Antes feito que perfeito".

Não sabe se vai dar conta? Só comece, antes feito que perfeito! Vai ter sempre alguém que vai fazer melhor, vai ter sempre alguém que vai fazer pior. Com a sua energia? Só você. Falta ainda algum recurso, mas já dá para começar com o que tem? Vamos lá, antes feito que perfeito, no caminho a gente melhora! 

Não tem todo o conhecimento necessário para fazer isso do jeitinho exato que gostaria de fazer? Sem problema, antes feito que perfeito, começa do jeito que dá e no caminho a gente vai aprendendo e melhorando.

É sobre isso: estar em movimento e aprender! Nossa passagem nessa vida não é sobre perfeição - ou nem estaríamos humanos: é sobre evolução. Perfeição é sobre resultado, mas a vida é um processo. 

Bem análogo ao Coaching, diga-se de passagem, é um constante sair de um lugar- um estado atual e chegar a outro - um estado desejado e, se possível, muito mais evoluído e consciente.

Agora, perfeição não existe. Perfeição é utopia. É força de expressão. E à expressão, todos temos direito. Você tem direito, então não perca seu tempo, autorize-se. 

Expresse-se, viva. E tem que ser logo.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.