Se você me perguntasse neste instante o que é coaching, certamente lhe responderia que somente através de algumas sessões seria possível compreender o seu verdadeiro significado. Contudo, apresentando uma definição simples para atender tal questionamento, acredito que coaching é um processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento humano realizado em três importantes etapas: pensar, agir e alcançar.

Pensamos o tempo todo, certo? Entretanto, quantos pensamentos são genuinamente produtivos, direcionados verdadeiramente ao encontro de soluções positivas para concretizar objetivos? Se esta indagação nunca lhe ocorreu, compreenda que com coaching é possível pensar de maneira mais eficiente, direcionando o foco ao estado desejado. Nesta etapa, todas as ideias se converterão em tomadas de decisão.

Mesmo as ideias mais brilhantes precisam ser colocadas em prática para que possam ser concretizadas. Desta forma, depois de reunidos todos os pensamentos, sempre revestidos de positividade ao resultado almejado, resta colocar a mão na massa! Nesta etapa, praticamente tudo que foi conversado nas sessões se transformam em planos de ações efetivamente executáveis, não havendo desculpas ou impedimentos para cumpri-los.

Finalmente, serão perceptíveis durante as sessões de coaching todos os avanços realizados em direção da meta estabelecida, seja ela qual for. Através de conquistas pontuais, restará compreendido que o verdadeiro significado de coaching não caberia numa descrição, por mais extensa que seja. Nesta etapa, quando você se der conta de que nada te impedirá de conquistar o seu estado desejado, seu objetivo estará alcançado.

Em todas as sessões o coach (profissional certificado e habilitado em coaching por uma instituição reconhecida) acompanhará esta evolução, proporcionando questionamentos estratégicos ao coachee (cliente) para que possa desenvolver o raciocínio assertivo e consequentemente superar as adversidades. Haverá muita cobrança por parte do coach, mas também bastante incentivo, resultante de um trabalho de completa empatia.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.