Você já deve ter ouvido falar de vários tipos de feedback, correto?

Nesse artigo eu vou compartilhar com você as melhores práticas e como fornecer um feedback de alta qualidade em menos de 1 minuto. Isso mesmo, menos de um minuto!

Assim um líder nunca mais poderá dizer que não fornece feedback aos seus liderados por falta de tempo.

Quando falamos em feedback de um Leader Coach, profissional que exerce uma função de liderança e detém e utiliza os conhecimentos da metodologia Coaching, podemos falar que o feedback deve ser fornecido de 3 formas: para o desenvolvimento, para a correção e para o reconhecimento.

Feedback de desenvolvimento 
O primeiro deles é o que deve prevalecer em uma rotina de acompanhamento e desenvolvimento de liderados. O feedback de desenvolvimento é focado no liderado e tem como objetivo “educar”, fazer o liderado “pensar”, preparando-o para executar os comportamentos adequados dentro do que é esperado dele. O efeito desse tipo de feedback é gerar “consciência” no (s) liderado (s), para que ele (s) aja (m) de forma eficiente, otimizando a performance dele ou do grupo.

Feedback de correção 
Esse tipo retorno para o liderado por sua vez deve ser fornecido quando algo não aconteceu da forma que deveria ter acontecido. Esse feedback é focado na demanda do Gestor/Líder, pois ele que apontará o erro em primeira instância e, na sequência, indicará a direção mais adequada segundo o próprio Gestor/Líder. 

Nesse modelo o objetivo é a correção imediata para otimizar o desempenho e atingir as metas e os resultados. Nessa abordagem o líder utiliza perguntas para informar “o que tem que ser feito” e o “por que tem que ser feito”. O feedback de correção é muito pouco utilizado quando o de desenvolvimento é bem feito.

Feedback de reconhecimento
Esse tipo de feedback é focado no comportamento adequado do liderado e tem como objetivo reforçar as atitudes e comportamentos executados dentro do esperado ou quando o liderado supera as expectativas, assim gerando um reconhecimento positivo das suas ações. 

Nessa abordagem o Gestor/Líder deve mostrar para o liderado que ele está de olho em tudo, observando também quando o colaborador é assertivo, faz o que precisa ser feito e supera as expectativas. 

Um dos grandes erros que um líder pode cometer é não reconhecer os acertos e pontos fortes dos liderados. Quando não se reconhece o bom desempenho de um liderado o mesmo pode cair em uma desmotivação.

Imagine a seguinte a situação: O liderado não utiliza ou retira o equipamento de higiene (a touca higiênica descartável) obrigatório durante a sua função?

Transforme sonhos em realidade
Feedback de desenvolvimento
- João, estou te chamando para falar sobre higiene. Espero que você utilize a touca higiênica durante toda a sua jornada de trabalho, para que a sua qualidade na operação seja mantida com alto nível de desempenho.

Feedback de correção
-João, estou te chamando para falar sobre higiene. Notei que você tem retirado a touca higiênica durante a sua jornada de trabalho, esse comportamento pode contaminar os materiais, causando a perda do lote e prejuízo para a empresa. Por isso, quero que isso não se repita.

Feedback de reconhecimento
- João, estou te chamando para falar sobre higiene. Notei que após a nossa conversa você está utilizando o item de higiene adequadamente, quero te parabenizar pela atitude e dizer que espero que você continue assim.

Agora que você já sabe como utilizar cada um dos 3 tipos de feedback, que tal colocá-los em prática?



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