Para que tenhamos equilíbrio em nossa lista de prioridades, precisamos ter um profundo conhecimento de nós mesmos, e o triângulo da hora faz com que coloquemos cada coisa em seu lugar, com que saibamos não tirar espaço (tempo) precioso de coisas fundamentais para o sucesso do nosso empreendimento que é ser gestor de si mesmo.

Para um melhor entendimento, basta dividir o dia em três partes iguais, é isto que o triângulo faz para nós, sendo assim as 24 horas estão distribuídas em 8 horas de lazer, 8 de trabalho e 8 horas de sono. Aí você vira e diz: “Como é que alguém consegue esta façanha? ” E eu digo que este é o seu primeiro passo, lembra? Organizar-se, lista de prioridades, etc.

Tudo que não couber dentro deste tempo tem que ser deixado para depois, até mesmo porque o dia só tem 24 horas e nada mais. Este triângulo serve para qualquer pessoa, independentemente de ser um empregado em uma empresa, ser um estudante, ou uma mãe que dedica tempo aos seus filhos. Ninguém pode fugir disto!

É fácil entender que ao invadirmos o tempo de trabalho na área do sono, trabalharemos mais e dormiremos menos. E o que isto implica? Em graves distúrbios físicos e mentais pela falta de descanso diário necessário para o ser humano, vamos aos poucos render cada vez menos no trabalho, precisando cada vez mais de tempo no trabalho para cumprirmos as tarefas do dia. É fácil de perceber que isto se torna uma bola de neve até não termos mais controle sobre nós mesmos.

Outra possibilidade é entrarmos com a área do sono na área do lazer, fazendo com que durmamos mais que o necessário e deixemos a vida passar, nossos filhos crescerem e as oportunidades acontecerem. O resultado final é que estávamos dormindo durante os grandes acontecimentos da nossa própria vida.

Existe aqui uma metáfora de “estar acordado”, que significa que muitas vezes em nossa jornada deixamos escapar as oportunidades porque não estávamos em alerta, consciente do momento, que normalmente passa e não conseguimos tê-lo novamente, pois não estávamos descansados o suficiente ou dormimos além do necessário.

E a cada nova invasão no espaço/tempo de cada área do triângulo, criamos mais um problema ao invés da solução.

É obvio que não quero entrar aqui no campo da fisiologia humana, e tenho o entendimento que cada ser é único e tem necessidades diversas, mas preciso me ater para a grande maioria, entendendo que o propósito aqui de que cada um possa ser gestor de si mesmo.

Muito bem, ao entendermos o triângulo da hora percebemos que temos do dia ao nosso dispor, somente 8 das 24 horas, pois por outras 8 horas estaremos dormindo, nas outras 8 trabalhando, sobrando 8 horas de lazer para fazer o que eu quiser.

Qual o segredo? Equilíbrio! 

Quando buscamos o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida, neste simples movimento de busca, estaremos em comedimento, e é mesmo simples assim, pois o que aqui vale é o famoso “querer é poder”.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.