Desejo que você pense cuidadosamente a seguir: Resultado “mostra-se” quando você o alcança, e até que isso aconteça, você não o tem. No estado atual, o resultado está ausente. 

Bem, o próprio nome se explica, pois o resultado é o ato ou efeito de resultar, pode também se dizer efeito, fim. Numa operação matemática, por exemplo, é a solução, a resposta, a soma, a diferença, o produto.

Joseph O’Connor afirma que resultados são diferentes de alvos, metas e objetivos, pois foram cuidadosamente considerados e atendem determinadas condições que o tornam realistas, motivadores e alcançáveis. (Guia Prático Para Alcançar o Resultado Que Você Quer -  Qualitymark, 2003)

Tomando consciência 


De acordo com o dicionário, consciência é a faculdade da razão de julgar os próprios atos ou o que é certo ou errado do ponto de vista moral.

Ao estabelecer um resultado tendo a certeza do que você quer (o seu estado desejado), no mesmo momento você toma consciência entre o que tem e o que deseja. A diferença fica mais clara, é o “Problema”.

Note que quando você estabelece uma meta aponta um resultado, e já tendo claro em sua mente quanto ao seu estado desejado, pode, então, arquitetar a mudança de um para outro. Com isso, você se tornará proativo, antecipador, excelente na busca da solução, assumindo o domínio do problema, e aí, então, viajará em direção a uma solução. Você não sabe o que quer? Outros farão você trabalhar para alcançar os resultados deles. 

Lembro-me que certa vez realizando um processo de Coaching Executivo com um diretor de uma grande empresa, a sua busca pessoal era para que tivesse mais posse de sua vida. Ao responder as minhas indagações, meu coachee percebeu que a maior falha durante o seu viver era não ter sido explicitamente determinado quanto a um estado desejado, e com isso sofria a consequência desta instabilidade, pois o que fazia era apenas trabalhar incessantemente para alcançar resultados de seus vários empregadores. 

Este homem trabalhava para os resultados de outras pessoas. Ele não sabia o que queria.

Resultado e tarefa


Se você pensa que um resultado é uma tarefa, esqueça-se disso. Tarefa é tudo o que você precisa fazer para alcançar o resultado, é o trabalho, a incumbência, o que fazer para atingir aquilo que você sabe que não tem, mas deseja.

Cuide para não fazer tarefas ou tomar uma empreitada até que tenha determinado seus resultados. Esse é o grande segredo para alcançar aquilo que não se tem e conquistar resultados favoráveis.

“Problemas não podem ser solucionados a não ser que você defina um resultado.” O’Connor

A mudança


Você terá, obrigatoriamente, que operar uma mudança em sua vida. Pense numa jornada, numa caminhada, acompanhando etapas. Você seguirá do presente insatisfatório, precário e escasso em direção a um estado desejado, que foi planejado, tencionado e pretendido, rumo ao seu resultado.

Você sairá do Estado Atual (onde você está, mas prefere não ficar) em direção ao Estado Desejado (onde deseja estar).

Para realizar essa mudança serão necessários vários recursos. No processo de coaching os recursos são estratégias mentais, linguagem, fisiologia, estados emocionais, crenças e valores. 

Deseja ser bem-sucedido nessa jornada? Então, faça as seguintes perguntas, sugeridas por O’Connor (1944):

1- Em direção a que estou indo? (O estado ou resultado desejado)

2- Por que estou indo? (Os valores que o guiam)

3 - Como chegarei lá? (A estratégia para a jornada)

4 - E se algo der errado? (Gerência de Risco e planejamento de contingências)


Pensando em problemas


Se você fixa o pensamento em problemas, mira naquilo que está errado, ou seja, no problema. É impressionante como a humanidade está perdida no pensamento dirigido para problemas. Muitas pessoas se perdem em uma confusão de problemas. Analisam sua história. Pensam no custo que tiveram que pagar até a presente data, refletem sobre as consequências que os desanimam de seguir em frente e ficam paralisados só se perguntando: 

O que está errado? (Foco no problema)

Faz muito tempo que estou nesse erro? (Medindo o período de desgosto)

Eu quero saber quando começou? (Divagando no passado que já se foi e não volta mais)

Será que somente eu sou o culpado? Tenho que encontrar o responsável pela minha situação, pois, alguém, me ajudou a ficar assim! (Quer descobrir de quem é a culpa)

Porque eu ainda não resolvi? (Inicia-se uma fase de autorrecriminação que se prolonga em círculos sem fim)

Pensando em resultados 


O seu pensamento deve estar focado 100% no resultado que espera, ou seja, o que quer em cada situação e também o que não quer. Aqui existe uma diferença muito grande sobre pensar em resultados consistentemente, incessantemente, e ter direcionamento e propósito gerais na vida.

Até que você saiba o que quer, tudo que tentar e fizer será sem propósito. Saber apenas dos problemas (o que não se quer), fará com que você colha resultados aleatórios, algo acidental.

A diferença de pensar orientado para resultados lhe dará controle sobre a direção na qual irá seguir. O trajeto é firme e consistente e tem um alvo proposto. Isso será útil tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Tire o foco das dificuldades, pois só assim conseguirá pensar em sua solução!

Pensando em problemas em termos de contribuição 


- Quando vierem os pensamentos em problemas, pergunte-se:

- Qual foi a contribuição da outra pessoa para aquele problema?

- Qual foi a minha contribuição para o problema?

- Como a soma dessas contribuições constitui o problema? 

A razão de comportar-se dessa maneira é a de que essas perguntas te levam em uma direção mais útil:
 
- O que você quer em vez disso?

- O que você vai fazer a respeito?

Apresento a seguir a visão de Joseph O’Connor, em seu livro já mencionado acima:

Existem nove perguntas que você precisa fazer quando trabalha com resultados. Essas são conhecidas como ‘condições bem formuladas’. Quando tiver pensado bem nelas, seu resultado será realista, alcançável e motivador.

1 - Positivo: O que você quer? Resultados são expressos no positivo. Isso não tem nada a ver com ‘pensamento positivo’ ou no sentido de ser bom para você. Aqui, positivo significa ‘direcionado para algo que você quer’ em vez de ‘se afastar de algo que deseja evitar’. Portanto, pergunte-se o que quer; o que não quer; e o que deseja evitar.

2 - Evidência: Como você saberá se está tendo ou obteve sucesso? É importante saber se está no caminho certo rumo ao seu resultado. Quando você estabelece um objetivo deve pensar em como medirá o progresso e com que grau de precisão.

3 - Pontos específicos: Quando, onde e com quem? Onde você quer o resultado? Especificamente onde? Quando você o quer? Especificamente em que data? Com quem você quer o resultado? Especificamente com que pessoas?

4 - Recursos: De que recursos você dispõe? Relacione seus recursos: Objetos, Pessoas, Modelos, Qualidades Pessoais, Dinheiro.

5 - Controle: Você pode iniciar e manter esse resultado? Até onde isso está sob o seu controle direto? O que pode fazer e o que outros têm que fazer para alcançar esse resultado? Quem o ajudará?

6 - Ecologia: Quais são as consequências maiores? Quanto tempo e esforço esse resultado exigirá? Quem mais será afetado e como se sentirá? De que terá que abrir mão quando alcançar esse resultado? O que é bom em relação à situação atual? O que mais pode acontecer quando conseguir seu resultado?

7 - Identidade: Este resultado tem a ver com quem você é? Você pode aplicar isso tanto no nível individual quanto no organizacional?

8 - Como seus resultados se encaixam: Como você come um elefante? Um pedaço de cada vez. Se o resultado for demasiadamente grande, relacione todos os obstáculos que o impedem de alcançá-lo e estabeleça resultados menores para superar essas barreiras. Pergunte-se: “O que me impede de alcançar esse resultado?”

9 - Plano de Ação: O que fazer a seguir? Uma vez que tenha passado seu plano por essas perguntas, estará pronto para agir. Lembre-se da história dos dois operários de construção: A ambos foi perguntado o que estavam fazendo. O primeiro disse: ‘Estou assentando tijolos’. O segundo disse: ‘Estou construindo uma igreja maravilhosa’. Você pode adivinhar qual dos dois estava mais motivado e trabalhava melhor?

Por fim, acompanhe suas metas e as avalie regularmente. Recompense-se quando as alcançar e desfrute desses momentos, pois você merece por aquilo que trabalhou. Curta da realização e aproveite a jornada. Colecione esses momentos com lindas fotos ou recortes para um álbum. Retorne a eles, utilizando-os para se motivar no futuro e jamais esteja em posição de pensar: “Trabalhei duro para chegar onde estou. Mas, onde estou?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.