O que te trouxe aqui não te levará lá O fundador da empresa de coaching executivo Marshall Goldsmith escreveu em parceria com Mark Reiter o livro “What got you here won’t get you there: how successful people become even more successful” (O que te trouxe aqui não te levará lá: como pessoas de sucesso conseguiram ainda mais sucesso). O título deste livro nos faz refletir que sem mudarmos nossos hábitos não conseguiremos atingir nossa meta.

Segundo o dicionário, hábito é a maneira de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo; maneira frequente ou permanente de comportar-se; mania. Em cima disso concluímos que o hábito é o que traz a pessoa até um ponto, a sua realidade atual, logo, para chegar a uma situação diferente a desta realidade, mudanças nos hábitos terão que acontecer, caso contrário, não chegará aonde se quer.

Gosto muito de usar como exemplo o regime para atingir o peso ideal, pois quase todo mundo já passou por um e, por isso, acredito ser o melhor exemplo para explicar a importância da mudança de hábitos para conseguir alcançar um objetivo.

Uma pessoa quer pesar setenta quilos, sendo seu peso atual cem, por exemplo. Sua vida desregrada em relação a alimentação e atividades físicas o fizeram ganhar peso. Esse hábito está fazendo com que ela ganhe peso. A partir do momento que o peso passou a incomodar ou fazer mal a saúde, perder peso se tornou seu objetivo, ou seja, seguir o caminho oposto ao que seus hábitos estavam levando.

Ao procurar os profissionais responsáveis por dietas saudáveis e inteligentes, a primeira coisa que será notória é que seus hábitos alimentares mudarão drasticamente e uma rotina de atividades físicas também será inserida, ou intensificada, na vida da pessoa. Aproveito para ressaltar a importância de procurar o apoio de médicos, nutricionistas e personal trainers. Pois seguir uma dieta e entrar numa academia sem estes profissionais é algo muito perigoso e poderá trazer resultados desastrosos.

Mudar um hábito é algo que requer motivação, comprometimento e disciplina, pois quando o costume já é algo que vem há muitos anos, mudar traz o caos para a vida de quem passa por uma mudança muito forte e grande na maneira como vivia.

Num primeiro instante é até que fácil, pois a motivação que levou a pessoa a tomar esta decisão e dar seus primeiros passos ainda está firme e forte. Mas atingir a um objetivo, em muitas situações, pode levar muito tempo. Minha prima levou meses para atingir o peso ideal e depois teve que manter a nova maneira de viver adquirida por causa da dieta por mais um ano para não entrar no famoso efeito sanfona, perde o peso e ganha todo ele novamente.

Conheço pessoas que não comiam verduras e legumes e tiveram que comer, bem como pessoas que nem na frente das academias passava e tiveram que passar a frequentá-las algumas vezes por semana. O mais fácil para o ser humano é voltar para uma rotina que foi habitual por muito tempo do que se adaptar à nova realidade em busca da realidade desejada.

O personal coach, ou coach de vida, é o profissional mais recomendado para apoiar quem está passando por esta realidade, pois o processo é capaz de agregar mais valores o que aumenta a motivação, tornando a mudança mais fácil otimizando, assim, o processo e auxiliando a alcançar o estado desejado, a meta.

A dieta é apenas um exemplo, mas de fato, se queremos algo que não temos ainda, mudar os hábitos é vital pois o que nos trouxe até aqui, não nos levará até lá.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.