Esta pergunta exige mesmo certo conhecimento de si e nem sempre as pessoas possuem maturidade suficiente para que a resposta seja dada em um momento de entrevista - e este é um dos motivos pelos quais nem sempre realizo esta pergunta.

O que nos motiva são nossos valores, mas também precisamos, visando saber o que nos impele a buscar um novo emprego, entender quais necessidades buscamos suprir nesta busca.

O profissional que não sabe aquilo que lhe motiva, pode também não conhecer suas necessidades. Ele precisa entrar em contato com seus valores e o que é importante para si, para então conseguir direcionar melhor suas escolhas profissionais. Por vezes a pessoa está insatisfeita com seu trabalho atual com relação ao salário, por exemplo, mas neste momento não consegue notar que possui outras coisas que lhe satisfazem em outras necessidades, como a de estar em um bom ambiente ou mesmo atuando próximo de sua residência.

Com isso, não é raro que uma pessoa troque de emprego e nos primeiros meses em sua nova colocação já esteja, novamente, insatisfeito. Ele pode ter feito uma escolha sem total percepção de sua realidade e vai, então, sentir falta de coisas que tinha antes e não percebia.

Encontramos algumas pessoas que não sabem o que buscam e não sabem nem mesmo o que lhes motiva a sair do emprego atual. Por vezes, quando questiono a um candidato o que lhe faz procurar um novo emprego, ele responde o que lhe atrai na empresa em que está concorrendo a uma vaga, mas não consegue dizer o que lhe falta na organização na qual se encontra. Responde o que lhe atrai na nova organização, mas não consegue evidenciar aquilo que lhe move a buscar outra oportunidade, o que lhe falta no momento atual.

Volto a dizer: é preciso conhecer a si mesmo para entender o que lhe motiva, sejam desafios, salário melhor, bom ambiente de trabalho, colegas acolhedores, entre tantas outras possibilidades.

E você, o que te motiva?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Ana Carolina Marmo Elias Wysocki

Leader Coach

Formada em Psicologia, em Gestão Estratégica de Pessoas e em Coaching, atuo com Recrutamento e Seleção desde 2008 em empresas de grande porte.