John Whitmore, em sua 4ª edição de Coaching for Perfomance, o define muito bem e, usando suas palavras “Coaching não é, definitivamente, o ato de ensinar, porém gira em torno de criar condições para o aprendizado e o crescimento”. Assim, esse processo é capaz de gerar resultados impressionantes e isso se dá, em grande parte, por causa do suporte que o Coach provê ao seu Coachee no sentido de estimular a conscientização dos fatos, através de sua própria visão de mundo.

Timothy Gallwey, um experiente professor de tênis, esqui e golfe escreveu o livro The Inner Game of Tennis, onde o foco está em afirmar que o estado emocional interno do jogador, ou seja, “o oponente dentro da sua cabeça”, é mais intimidante que aquele que está do outro lado da rede. Assim, se um treinador, segundo Gallwey, é capaz de ajudar um jogador a eliminar ou reduzir os obstáculos internos, que afetam diretamente sua performance, sua habilidade natural para aprender e fazer irão sobressair inesperadamente, sem a necessidade de tanta informação técnica por parte do treinador.

Essa é a essência do Coaching! Desbloquear, destravar o potencial das pessoas, aquilo que elas têm de melhor, para que possam alcançar o máximo de sua própria performance. Esplêndido, não? E para tanto, basta acreditar que esse potencial está lá. A maneira mais comumente conhecida para acessá-lo é a crise. Quer um exemplo? Imagine uma mãe que vê seu filho sob risco de morte: ela será capaz de apresentar uma força sobre-humana para salvar essa criança, independentemente do perigo que vê. Mas será que somos capazes de viver em crise o tempo todo para extrair o melhor de nós?

O Coaching é um processo capaz de acessar nosso potencial intrínseco tornando nosso desempenho extraordinário e sustentável! Para isso basta o Coach acreditar, apoiar, gerar consciência, responsabilidade, autoconfiança e ver a pessoa com base em seu potencial de futuro, não de suas realizações do passado. Esses são os objetivos de um Coach, esse é seu jeito de ser!


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Priscilla Moreira Diniz

Life Coach

Gestão Estratégica de Pessoas - MBA pela FGV Coach - pela SLAC Especialista área de Ensino - UFMG