A importância de trabalhar a mente, observando e domando seus pensamentos, é uma ideia que vem sendo divulgada cientificamente e religiosamente. Parece haver um consenso entre ciência e religião sobre a influência do pensamento na matéria e no ambiente. O pensamento antecede a ação, e o dizer famoso é: “penso, logo existo”.

Cientistas têm conseguido comprovar o que religiosos já defendiam: o seu pensamento tem poder sobre o seu corpo, sobre suas atitudes, sobre as pessoas que o cercam e, portanto, sobre a sua existência. A sua vida é então o que você faz dela e culpar o sistema, as outras pessoas e até mesmo Deus é uma atitude de fuga da realidade.

Observe atentamente o seu padrão de pensamento por alguns instantes e você será capaz de notar se ele é mais otimista ou pessimista, se ele tem direção ou se perde em meio a uma infinidade de ideias não concatenadas. Se estiver pensando na palavra “realista”, você está diante de uma constatação de difícil aceitação: você é responsável pela sua vida e o seu pensamento determina as suas atitudes e ações.

Agora observe atentamente aqueles que se tornaram símbolos da humanidade, seja por questões morais, seja por questões materiais. Alguns nomes podem te ajudar: Jesus, Buda, Gandhi, Chico Xavier, Beyoncé, Madonna, Xuxa, Lula, Obama e tantos outros...

A conclusão unânime é que todos tiveram a capacidade de acreditar em si mesmos, dando foco a seus pensamentos para realizar tudo que fosse necessário para alcançar seus objetivos. Alguns alcançaram plenitude, paz interior, outros alcançaram fama e poder, mas todos acreditaram em si mesmos.

Através dessa constatação, durante anos, diversos pesquisadores do comportamento humano desenvolveram técnicas capazes de mudar o padrão de pensamento, trocando o foco no problema para o foco na solução. São treinadores de atletas, administradores de empresas, neurocitentistas, líderes religiosos, entre outros que ensinaram formas de acreditar e tomar as medidas necessárias para realizar. A soma dessas experiências e técnicas deu origem ao Coaching.

O coaching é uma metodologia para atingir uma meta, é o processo pelo qual você será capaz de compreender suas prioridades, definir sua meta e elaborar o plano de ação para alcança-la, através da utilização estruturada de técnicas bem-sucedidas e focadas na solução, nunca no problema. A metodologia aciona as potências que já existem dentro de você ao organizar seus pensamentos.

O coaching tem como premissa o Reducionismo, que é a divisão de algo em partes para que seja possível compreender o todo. No caso do coaching, significa definir um plano de ação a cada semana, até que seja possível atingir a meta. Uma meta é um sonho ou objetivo com prazo planejado para acontecer e precisa ser possível, algo em que você acredita e que seja permitido pelas circunstâncias.

Para atingir um estado de espírito, uma posição social, um resultado, seja qual for a sua meta, o seu pensamento precisa acreditar no que você deseja para si e ter foco para agir em prol desse objetivo. Quando o pensamento não tem direção ou você não acredita intimamente ser capaz de realizar esse fim, torna-se difícil transformar seus sonhos em realidade.

O profissional que aplica a metodologia e orienta o cliente é o coach. Sua atitude é sempre lógica e racional. Ele faz perguntas e aplica técnicas para que você mesmo consiga chegar às conclusões sobre sua meta, atitudes e ações. Ele nunca te diz o que fazer, nunca foca no problema e tem como único objetivo orientar seu foco para a meta. Ele não é responsável pela meta, que é do cliente. Por isso não julga, não opina, mas pode declinar o serviço se entender que a meta do cliente fere os princípios de ética social.

Como a meta é do cliente, também chamado de coachee, cabe a ele chegar ao resultado. Clientes que se autossabotam não chegam onde querem, por melhor que seja o coach. Por isso a metodologia do coaching é para quem vislumbra um estado futuro melhor que o atual e tem compromisso com si mesmo para buscá-lo.

Coaching não é terapia, pois não busca no passado as respostas para seus problemas. Também não é consultoria, pois o coach não te dirá o que fazer. Tampouco o coach será seu mentor ou treinador, pois não caberá a ele te ensinar aspectos técnicos relacionados a sua meta. Portanto não espere dele informações sobre como conquistar pessoas ou fazer o balanço de sua empresa. Espere dele o que ele pode te oferecer: FOCO, AÇÃO, PLANEJAMENTO, de acordo com o que você pode oferecer a ele.

O que você pode responder agora:

Você vislumbra um Estado Futuro melhor que o atual?
Você deseja ter uma meta? Por que?
Você se beneficiaria do coaching?
Como o coaching pode te ajudar?
Está preparado para começar o processo de coaching?

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.