Alguns dos fatores que levam a um período sabático são: rotina exaustiva, produtividade em baixa, altíssimo nível de estresse, criatividade nula, falta de evolução, autonomia e motivação, não querer trabalhar, sentir muita tristeza na segunda-feira e não identificar-se e ver propósito na carreira e vida atual.

Para que esse projeto ocorra de uma maneira tranquila e proveitosa, alguns fatores devem ser considerados no planejamento: definir um objetivo como autoconhecimento, trabalho voluntário, viajar, entre outros; ter um planejamento financeiro que permita se sustentar por esse tempo; analisar riscos como recolocação no mercado de trabalho ao retornar, visto que algumas empresas não veem essa atitude positivamente.

Nos Estados Unidos e em vários países europeus, as empresas apoiam essa ideia pois, reconhecem as vantagens que um período como esse pode trazer para a produtividade dos colaboradores. Como no Brasil, essa cultura ainda é pouco difundida, na maior parte dos casos o indivíduo deverá pedir demissão do seu cargo, propor um acordo ou renegociar sua vaga para voltar num determinado prazo.

As pessoas que se encontram disponíveis no mercado de trabalho, também podem aproveitar esse tempo como sabático para fazer um novo curso, investir no aperfeiçoamento, se dedicar a um projeto pessoal, conhecer novos lugares, refletir seu destino e enxergar uma nova oportunidade de ganho financeiro que não dependa só de aguardar uma recolocação profissional.

O processo de coaching é utilizado para apoiar no alcance de metas com datas definidas, através de ferramentas e perguntas poderosas, sendo assim, é um importante recurso na validação e planejamento dessa pausa prolongada.

Contudo, conclui-se que com um bom planejamento, levando em consideração vários fatores importantes, com o possível apoio de um processo de coaching, faz com que um projeto que parece distante se torne possível e que bem estruturado pode ser uma das melhores experiências da vida.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo. 

  0   0

Luciana Aparecida Arssuffi

Life Coach