O dia do coach em São Paulo
No dia 12 de novembro, comemora-se o Dia do Coach em São Paulo, data que já havia sido estabelecida nos calendários do Rio Grande do Sul e de Goiás.

Esse movimento vem reforçar a grandeza dessa ocupação, que agrega resultados e desenvolvimento para pessoas e empresas. Vale lembrar que o coach é uma ocupação e não uma profissão, pois ainda não há um órgão regulamentador nacional nessa área.

A lei publicada no diário oficial sob o número 16.398 não vem apenas para instituir uma comemoração, esse é um grande passo para que a “profissão”, que hoje se encontra como ocupação, ganhe força e mobilização em direção a uma regulamentação, deixando explícito a todos a seriedade e a responsabilidade que a metodologia coaching tem.

O processo de coaching não é moda, como muitos pensam. Todas as vezes que explico a alguém como que funciona o real processo de coaching, as pessoas ficam assustadas, pois a maioria acha que sabe o que é coaching e confunde o processo com outras modalidades como terapia, consultoria, mentoring, aconselhamento, treinamento e PNL. 

O coaching é uma metodologia focada em resultado e desenvolvimento de comportamentos e competências, ela apoia o cliente a pensar no que quer e a agir para chegar onde deseja. Através de questionamentos cirúrgicos, o cliente amplia a sua percepção coletando as informações corretas que serão utilizadas para alavancar os seus resultados e, assim, se aproximar da meta estipulada.

Dentro do processo, o autoconhecimento é o fator essencial, não existe um cliente se quer que já passou por um processo de coaching e que não tenha saído com um conhecimento mais fidedigno de si mesmo. 

Se você precisa desenvolver comportamentos e competências para obter melhores resultados e não sabe como fazer isso, está na hora de procurar um coach com formação adequada para te apoiar dentro da sua vida pessoal e/ou profissional.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.