Acredito que seria mais seguro dizer que todos nós somos culpados de ter um dia comprando produtos à preço de banana. Você deve ter visto um grande anúncio de liquidação de sapatos. Lá estavam eles, preços especiais, só por um dia, queima total, redução para balanço, magnífica liquidação. Nunca antes na história foi oferecida pechincha maior.

Naturalmente é mais do que uma pessoa pode resistir. E você vai à loja, calça aqueles magníficos sapatos e, embora você use 36 e os sapatos sejam 35, você começa a achar justificativa para comprá-lo. Eles vão ceder com o uso, e embora sejam extremamente desconfortáveis quando você tenta aqueles cinco ou seis passos na loja, mesmo vendo que são apertados, a tentação de comprar uma pechincha dessas é demais para você. Além disso, os sapatos têm exatamente a cor que combina com sua roupa nova.

Você paga e sai da loja com um par de sapatos que custaria muito mais caro. São tão bonitos que só vai usá-los na festa de lançamento do novo produto da empresa. Chegado o grande dia, você calça e seus pés começam a reclamar, mas você resolve ir mesmo assim, afinal são tão bonitos e foram comprados por um ótimo valor. Foi um preço bem alto para usar somente uma vez. 

Não teria sido melhor você pagar o preço normal por um par de sapatos do tamanho certo e usá-los por meses e meses? É aquele velho ditado que diz que quase sempre o barato sai muito mais caro. 

Quando lhe indagarem sobre o seu produto ou serviço, que o mesmo está com o preço acima do mercado, questione o potencial cliente se ele está preocupado com preço ou com custo. O preço é de uma vez só, o custo é algo com que vai se preocupar todo o tempo que tiver o produto ou serviço.

Vou exemplificar melhor, comprar um carro usado com um preço mais acessível às vezes não vale a pena. Pois com o passar do tempo você provavelmente precisará fazer tantos consertos e trocas que a diferença não valerá a pena. Será melhor pagar o preço justo e encerrar o assunto do que continuar pagando pequenos custos sempre.

O mesmo vale para a formação em coaching que você escolher. Busque referências e pesquise todo o histórico da instituição. Todos os produtos e serviços que consumimos precisam ser analisados, para que o investimento que colocarmos seja de acordo com o resultado que desejamos.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.