A tendência do ser humano é realmente estabelecer foco no lado negativo da situação, e usualmente colocando a razão de suas frustrações em questões externas. Uma das razões para isso acontecer é a falta de equilíbrio. A ação por impulso, sem planejamento, sem avaliação pode causar danos duros de reparar. Por outro lado, não agir causa frustração e desmotivação. Como achar o tal “caminho do meio”? Se eu fosse dar uma sugestão, a primeira seria: respire, aquiete, busque internamente. Todas as respostas que você precisa estão bem aí dentro, e ninguém fará esse exercício por você. É necessário um senso de autorresponsabilização sobre os resultados que são alcançados na vida.

E como começar essa busca por sensatez aplicada aos objetivos? A princípio, considerar se este tem realmente um significado importante para você (e não só para os outros). Fazer o exercício de olhar para todas as perdas e ganhos em estar na situação atual e na desejada. Olhe com muita sinceridade para os pontos positivos e negativos. E que tal desafiar-se ainda mais, questionando: “estou disposto a pagar o preço da mudança”?

Parece simples, mas é um treino e tanto, ponderar sobre tudo o que envolve seu objetivo e melhor – questionar-se. Pode ser que você chegue à conclusão que tudo está como está pelo simples motivo que você lá no seu interior acha que a carga da mudança é pesada demais e não está disposto a inovar. Ou pode ser que veja que simplesmente não mudou, pois não conseguia antes ver tantos ganhos, possibilidades e oportunidades.

Seja lá como for, seja honesto consigo. Esse exercício é um “segredo” só seu, o seu Raio-X. O importante é saber que sempre podemos planejar – e também mudar a direção das coisas. Se precisar de apoio no processo, um profissional de Coaching irá estimular você fazendo as perguntas certas para poder avançar.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Elaine Christina Rocha

Life Coach

FORMAÇÃO ACADÊMICA • Superior completo – Relações Públicas - Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero – Término em dezembro/2002. • Curso de Extensão – Segmentação do Turismo – Universidade Federal de Santa Catarina – Término em dezembro/2009. • Curso de Extensão – Professional Coach Certification - Sociedade Latino Americana de Coach SLAC - Término junho/2016.