Nada acontece pra mim; é impressionante como tudo dá errado; pois é, comigo essas oportunidades não dão em nada. Ótimo, você já disse alguma dessas frases ou alguma derivação? Sim, bem vindo ao clube. Não, que bom, então você vive do jeito que sempre quis e está como sempre sonhou. Mesmo assim o convido para a reflexão.

O que são nossas frustrações senão o não cumprimento das expectativas que nós próprios criamos? E por que criamos tais expectativas?

Pois bem, eu acredito muito que todos sofrem da “síndrome da expectativa”. E é normal, afinal, como começar um relacionamento sem imaginar que pode dar certo dessa vez? Mas o problema em questão são as expectativas exageradas. Depois de um primeiro beijo, a pessoa já está fazendo a lista dos padrinhos e madrinhas, vamos com calma. Aí você me dirá: “Então, eu tenho de ser frio?” Nem muito ao céu, nem muito ao inferno. Mas é importante que aprendamos a criar expectativas reais.

Eu sonho em ser dono de uma empresa, tenho 17 anos e nem me formei no ensino médio, diriam pra mim, vai estudar moleque e construa seu futuro. A questão não é o seu destino, e sim, que caminho você está disposto a seguir? E ainda mais, quanto você está disposto a caminhar? Preciso de doutorado? Steve Jobs nem formado era. Preciso de experiência? Hoje vemos inúmeros adolescentes iniciando negócios prósperos na internet, sem nem ao menos terem tirado seus aparelhos dentários. Qual a diferença entre eles que conseguiram e de você que amarga aquela sensação de que deveria largar seu emprego atual, mas tem medo de não pagar as contas?

A diferença é que eles sabiam realmente aonde estavam. Realmente. E sabiam que tinham um longo caminho a percorrer e estavam dispostos a caminhar até fazer bolha nos pés. E foi o que fizeram. Obviamente, esses caminhos podem ter vários atalhos, sua formação, sua experiência, sua intuição, mas isso é algo pessoal. O que quero dizer é: tenha o hábito de questionar seu caminho sem julgamentos tendenciosos ou críticos demais.

Seja realista! Analise as opções, e concomitantemente com essa análise, formule ações. Já dizia um pensador: a felicidade tem uma equação simples que é igual a expectativa menos realidade. É teoricamente simples, mas essa conta tem de ser refeita todos os dias. Essa rotina irá lhe dar a plena consciência de aonde você está, que caminho deve escolher, e o quanto tem de se preparar para a caminhada. Se deve separar um protetor solar e um cantil cheio, ou construir um catamarã e se preparar rumo ao Pólo Norte.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.