Neste segundo artigo trazemos um personagem que fez muito sucesso na Grécia. Famoso por seus pensamentos, Sócrates foi um dos mais sábios e inteligentes homens de Atenas.

Utilizava como método de transmissão de conhecimento e sabedoria perguntas e analisava as respostas de seus alunos (o que chamaremos no próximo artigo de Método socrático - A Base do Coaching).
 
Apesar de ter ocupado cargos políticos, recebendo até um convite para o Senado dos Quinhentos, suas idéias não eram bem-vistas pela aristocracia grega levando a dedicação de seus estudos à filosofia. 
 
O engraçado é que Sócrates não chamava atenção apenas por sua inteligência, seu corpo físico avantajado, nariz chato e olhos saltados se destacavam no meio da multidão quando vagava pelas ruas de Atenas mergulhado em seus pensamentos ou quando conversava com seus discípulos, procurando apoiá-los na busca da verdade. 

Temos a constatação de que o método socrático busca apoiar o indivíduo na procura da verdade e não induzir ou opinar. 
 
A importância de Sócrates na Grécia era tamanha que o período que o antecede ficou conhecido como pré-socrático, o qual os filósofos estavam voltados para a explicação natural do universo. Com Sócrates, a fase antropológica da filosofia grega se inicia e a maior preocupação era como o indivíduo se relacionava e se organizava com a comunidade.

Os políticos de Atenas não gostavam do seu método questionador de fazer perguntas. E por conta disso, Sócrates foi colocado na Tribuna Pública como Criminoso e intitulado como ateu e corrupto. Com essa sentença foi julgado injustamente a morte. 
 
De todas as proclamações de Sócrates a mais inspiradora é:

"Só sei que nada sei." 

Infelizmente, Sócrates não deixou nenhum registro de seus pensamentos, porém, diversas reflexões lhe foram atribuídas. 
Essa afirmação vem do fato de que as pessoas o consideravam o homem mais sábio da Grécia e quando diziam isso a ele, Sócrates respondia: 
 
"Alcançar o sucesso pelos próprios méritos. Vitoriosos os que assim procedem." 
 
E este é o papel fundamental que o coach deve passar aos seus coachees.
 
Sócrates tinha um meio característico de expressar suas ideias. A fim de transmitir o saber, jamais respondia a perguntas, pelo contrário, fazia perguntas.

Isso lhe parece familiar?


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.