Desde que me formei e iniciei minha atuação como coach, familiares e amigos aparentavam compreender minha nova profissão. No entanto, em poucos minutos de conversa, eu rapidamente percebia que na verdade eles não faziam a menor ideia do que era coaching e tampouco a função de um coach.
 
Pois bem, estou há algum tempo por escrever esse artigo para esclarecer o que é coaching.
 

Origem

 
O coaching significa treinamento e é derivada da palavra inglesa coach. Esse termo surgiu na Hungria para denominar as carruagens utilizadas por jovens universitários do século XVII, e guiadas pelos chamados “coacheiros”. Por volta de 1830, na Universidade de Oxford, “coach” passou a ser empregado como sinônimo de “tutor”, aquele que prepara e ensina os estudantes em suas jornadas acadêmicas.
 
No ano seguinte, o coaching passou a ser integrado no campo dos esportes, mas foi apenas em 1950 que o termo passou a ser empregado na literatura business como competência de desenvolvimento de pessoas.
 

Definições e principais termos em Coaching

 
Coaching = Metodologia ou processo.

Coach = O profissional.

Coaches = Plural de profissionais.

Coachee = Cliente, quem passa pelo processo de coaching.
 

O que é Coaching?

 
É uma metodologia respaldada pelas principais áreas do desenvolvimento humano, tais como a neurociência e psicologia positiva acompanhadas de pioneiros estudos realizados em Harvard que hoje servem como os principais pilares da metodologia, para beneficiar a todos que desejam um processo pragmático, estruturado com foco no alcance de metas e objetivos, sejam pessoais ou profissionais.
 

Por que o Trabalho de Coaching? 

 
Ouvi alguns amigos falando: "Coaching está na moda agora, né?", e eu digo que a moda do coaching já passou, pois foi nos anos 90, e hoje é visto como um dos principais processos de desenvolvimento humano. Tendo seu funcionamento centrado em três fundamentais características únicas e é visto como a profissão do futuro:
 
Empatia: coach e coachee tornam-se uma equipe, com foco em objetivos, metas e necessidades do cliente com o objetivo de realizar mais do que ele faria sozinho.
 
Estrutura: com um coach, o coachee passa a ter mais ação, pensar grande e começa a trabalhar focado na solução. Tudo isso graças ao acompanhamento semanal do coach que proporciona um maior aproveitamento de tempo e um processo evolutivo.
 
Atuação: o coach sabe como apoiar seus clientes a fazerem mais, tomando melhores decisões, definindo melhor o seu foco e reestruturando sua vida profissional e pessoal visando a máxima produtividade.
 

Quem Procura um Processo de Coaching? 


Pessoas que buscam um processo estruturado para alcançar metas e objetivos, seja no aspecto pessoal ou profissional. 
 
A maioria das pessoas tem uma visão de que o coaching só apoia pessoas que estão em transição de carreira, ou que é aplicável apenas para executivos de grandes corporações. Entretanto, pequenos empreendedores, empresários, gestores, líderes, e profissionais de todos os níveis têm buscado no coaching uma forma de maximizar sua performance.
 

O que é Trabalhado ou Desenvolvido em Coaching?


- Ações pontuais para resolução de situações difíceis;

- Atingir o desempenho máximo na vida pessoas e no trabalho;

- Gestão de negócios ou problemas pessoais;

- Tomada de decisões importantes;

 -Criação de novos hábitos;

- Aumento de foco;
Transforme sonhos em realidade

- Estruturação de projetos e estratégias;

- Priorizar ações, projetos ou questões pessoais difíceis;

- Aumentar a rentabilidade de seus negócios de forma substancial;

- Definição e planejamento de negócios;

- Definição e ou planejamento de carreira;

- Integração dos negócios e vida pessoal em busca de equilíbrio.
 
Para isso, são realizadas as sessões de coaching que são em geral semanais e têm duração, em média, de uma hora. Durante as sessões, o coach realiza inúmeras perguntas poderosas com o objetivo de provocar o coachee a encontrar, dentro de si mesmo, todas as respostas que precisa para conquistar o que deseja de forma rápida, assertiva e permanente.
 
Ao final de cada sessão, são indicadas tarefas, pelo próprio cliente, que devem ser realizadas com o intuito de ficar mais próximo do alcance do estado desejado.
 
Todo o processo de coaching é determinado em comum acordo entre coach e coachee. Porém, para que o processo seja efetivamente conduzido e os resultados sejam alcançados com sucesso, é preciso o compromisso das duas partes. Além disso, o cliente deve estar totalmente empenhado, com foco e determinação para alcançar o que deseja de forma permanente e tangível.
 
Eu resumo o coaching em apenas uma palavra: ação!
 
E agora, ficou mais claro para você o conceito de coaching e o que faz o coach



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.