Hoje muitas pessoas têm buscado felicidade, mas afinal o que esse sentimento significa? Existe uma definição padrão? Ser feliz para você tem o mesmo significado para o outro? Podemos dizer também que não somos felizes ou que não merecemos ter em nossas vidas esse sentimento? Como podemos definir a felicidade? 

 

Felicidade é a manifestação do estado interior se expressando e se comunicando com o exterior. Não podemos definir uma forma padrão para a felicidade, pois trata-se de um modelo individual. Cada ser humano tem uma maneira diferente de expressar, e isso está inteiramente ligado com o estado atual ou com o que essa pessoa busca - estado desejado.  


Vamos exemplificar!  Ser feliz para você é ter sucesso financeiro, todavia para o outro é ter uma família bem estruturada, um bom emprego ou até mesmo fazer somente o que gosta.  

 

Se fizermos essa pergunta para várias pessoas, teremos diversas respostas, pois, muitas vezes, vamos expressar para o exterior o que ainda precisamos descobrir no interior. Na maioria das vezes, quando fazemos este tipo de pergunta para alguém, o indivíduo responde algo que está procurando, ou seja, que ainda não tem e quer muito ter.  


Ah! Para ser feliz tenho que ser rico, preciso casar com uma boa pessoa, ter um bom emprego, fazer somente o que eu gosto, ser compreendido ou reconhecido. 


Sempre achamos que a felicidade está no outro ou em coisas externas, mas não nos damos conta que ela está dentro de cada um de nós e só precisa ser acionada. Por isso afirmo que a transformação interior altera todo nosso viver no exterior, muda a maneira de enxergar as coisas, expande a mente para tirar o que está dentro de nós. 

 

Mas, como buscamos a alegria interior? Como podemos, de dentro para fora, expressar e aumentar a felicidade? 

 

Existem dois grandes pilares que precisam estar alinhados, sem que haja conflitos entre o interior e exterior. São eles: os valores e as necessidades pessoais e humanas. 

 

Os valores servem como guia da vida, pois a dirigem. Alguns podem ser herdados dos nossos pais, mas, todos desenvolvem no decorrer da vida os próprios valores. 


A felicidade interior pode ser classificada por áreas de valores, confira:  

  

1) Valores individuais. 

Exemplos: dignidade, igualdade, amor, liberdade, sabedoria, etc. 


2) Valores espirituais. 

 Exemplos: a fé é importante para mim, a vida é curta viva o momento, ou gosto de me sentir conectado a um todo maior que eu.  


3) Valores referentes a imagem e qualidades pessoais. 

Exemplos: paciência, confiança, ser bom amigo, capaz, prestativo, sensível, focado, forte, talentoso, corajoso, famoso, popular, etc. 


4) Valores estilo de vida. 

Exemplos: colocar a família em primeiro lugar, trabalhar para ter o que é bom, gastar dinheiro e ter muitos amigos, entre outros. 


Algumas perguntas são fundamentais para reflexão. 

 

Quais os valores pessoais que são essenciais para mim? 

 

Meu estilo de vida está de acordo com meus valores? E a relação comigo mesmo e com os outros? 


Se algo está em conflito com seus valores, isso pode impedir você de expressar sua felicidade interior para exterior e expandi-la. 

 

Necessidades humanas ou pessoal 


É algo que precisamos para busca interior da felicidade. Se essas necessidades não estiverem sendo atendidas, isso pode gerar vários estados emocionais, inclusive um colapso interno. A maioria das pessoas passam a vida tentando, consciente ou inconscientemente, ter suas necessidades atendidas. 

 

Temos seis necessidades humanas essenciais:  

 

- Necessidade de certeza e conforto (está relacionada a habilidade de evitar a dor e obter prazer) 


- Necessidade de incerteza e variedade (surpresa, desafio, variedade, novidade de vida) 


- Necessidade de amor e conexão (relacionamentos) 


- Necessidade de significância e importância (ser importante, reconhecido) 


- Necessidade de crescimento (crescer na vida, aprender, expandir) 


- Necessidade de contribuição (dar, ajudar, servir as pessoas, fazer a diferença na vida de alguém) 

 

Se analisarmos nossos valores e alinharmos com as necessidades pessoais mais significativas, estaremos criando um modelo em busca da felicidade interior. 


Neste momento você deve estar se perguntando: mesmo descobrindo meus valores e minhas necessidades, ainda não consigo descobrir meu modelo de felicidade interior. O que fazer? 

 

Por muito tempo me fiz essa pergunta, pois tinha meus valores e necessidades pessoais claras e definidas, mas não tinha o conhecimento de que isso estava dentro de mim, e não fora, e não em outras pessoas. Eu tive a oportunidade de desenvolver esse modelo de felicidade através do autoconhecimento. 

 

O fato é: todos nós temos um modelo de felicidade, ele existe, é real e está disponível dentro de você. Então explore, não tenha medo de se descobrir, traga para o exterior, de dentro para fora, a felicidade é para ser expandida. 

 

A felicidade está dentro de nós. 

 


Seja Feliz! 




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.