Empreender é uma arte! Todo empreendedor tem aqueles momentos em que pensa que tudo que fez não valeu a pena, que o esforço foi em vão. Ele pensa em desistir, largar tudo, voltar a procurar trabalho ou mesmo fazer concurso para ter um emprego seguro.

Mas temos casos de grandes empresas que venceram, pois acreditavam nas ideias do seus criadores e insistiram, repetidas vezes, mesmo quando tudo estavam dando errado, ou quando todos lhe diziam pra desistir. 

Sabe aquele parente ou amigo que fica dizendo “larga isso, isso não vai dar certo, porque ficar se estressando à toa”. Não julgue mal essas pessoas, muitas vezes elas só querem seu bem, mas elas não sabem e nem conhece que dentro de você tem um espírito empreendedor que busca incansavelmente a vitória, e que não se cansa de levantar depois de cada queda. Aquele espírito que te move toda manhã dizendo: “Hoje vamos vencer”.

Aquelas grandes empresas, que eu disse no início do texto, também foram pequenas um dia, mas cresceram no verdadeiro espírito empreendedor. Aquela que não se entrega e nem desanima com conselhos negativos exercitando-se como uma arte. O que importa pra elas é que são motivadas pela visão de mudar o mundo, de causar grande impacto, de criar uma experiência de compra fantástica, resolvendo e entregando proposta de valor para seus clientes.

Os erros fazem parte do aprendizado e irão acontecer repetidas vezes nos próximos anos da vida do empreendedor. O que deve ser feito pra minimizar os erros é: planejar, se aprimorar sempre, buscar cursos, livros e vídeos que irão lhe instruir e te levar ao caminho da vitória. Não existe “almoço grátis”. Você deve, dia a após dia, buscar apoios incansavelmente, sejam eles profissionais ou com um mentor ou acadêmico que possa lhe ajudar a aprimorar suas qualidades, minimizando seus pontos de melhoria. 

Pense nisso, pois ainda dá tempo de planejar 2016. Não fique deixando pra depois, faça agora. Planeje sua empresa com o mesmo carinho que você a criou, vá atrás de informações e transforme informação em resultados, pois conhecimento sem ação não dá nenhum resultado.

Lembre-se que sonhos se transformam em metas quando estipulamos prazos. Caso meus conselhos não tenham lhe ajudado saiba que quem também pode lhe ajudar, de uma forma bem mais efetiva e profissional, é um Coach formado pela SLAC. Ele irá lhe orientar e te levar ao caminho dos atingimentos de todas as suas metas. Bons negócios.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.