As competências que nós, seres humanos possuímos, são inúmeras.


Nós utilizamos um conjunto de diversas competências para exercermos funções, executar atividades e ações. Sabemos que cada competência é o resultado equacionado de características desenvolvidas por experiências, habilidades em potencial e atitudes. Para tanto, qualquer área da vida teremos que ser competentes para chegarmos ao resultado esperado, ou conquistarmos nossos objetivos.


No processo de emagrecimento não é diferente, a pessoa deverá ter competência para começar, persistir, mudar, focar e não procrastinar. Atentamente a essas condições, podemos elencar um modelo de competências para essa pessoa, a fim de entregar o melhor processo de Coaching com resultado esperado.


Por exemplo: o indivíduo exposto a essa meta, deve apresentar obtenção de resultados, adaptação a mudanças, julgamento decisivo, aperfeiçoamento contínuo e outras mais dependendo do método utilizado pelo coachee para alcance do resultado.


E como o coach atua para desenvolver essas competências?


Primeiramente, quando envolver habilidades técnicas para desempenho seguro da meta do seu coachee, deve-se manter uma equipe multidisciplinar. No caso de emagrecimento: nutricionista, educador-físico, médicos (o profissional que puder apoiar seu cliente com segurança e habilidade técnica).


Clarificando os exemplos de competências acima elencados, segue:


Obtenção de resultados: a pessoa que pretende chegar em um peso ideal, deve ter clara a sua meta e entender que é um processo que necessitará de autorresponsabilidade, trabalho eficaz, produtividade nas ações pessoais e muita persistência.


Adaptação a mudanças: mudanças de hábitos estão intrinsecamente envolvidas no processo para eliminação de peso ou construção de qualidade de vida e bem-estar. Uma vez que a pessoa sabe que seus atos estão deixando seu corpo, mente e ambiente de forma não saudável, ou até mesmo propenso a doenças. Assim, ela deve ser uma pessoa adaptável a novos hábitos, novo processo, longe da zona de conforto onde ela está.


Aperfeiçoamento contínuo: o emagrecimento é um processo por si só de aperfeiçoamento contínuo, uma vez que as técnicas empregadas para a redução de peso, ou ganho de massa, qualquer estratégia utilizada para fins estéticos, serão necessárias modificações para resultados intensos e de qualidade. Como mudança de cardápios, treinos, respiração, etc.


Julgamento decisivo: assumir responsabilidade pessoal e sempre apostar na melhor alternativa ou maneira ligada à meta e ao processo de emagrecimento é uma das principais chaves para chegar no resultado desejado, sem autossabotagem


Portanto, como coach? Nós temos a responsabilidade de avaliar qual a melhor forma, melhor processo a ser aplicado, e quais ferramentas poderão nos auxiliar, para os resultados mais que esperados pelos clientes, e por nós profissionais.


Seja criativo!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.