Você já parou para refletir qual o alcance de uma simples atitude tomada por você? Como você descreveria o impacto dela sobre outras áreas da sua vida? O que ela irá provocar em sua rede de relações? De que maneira você mantém o equilíbrio neste sistema? Pois bem, se fôssemos analisar assim cada ação que realizamos, provavelmente não sairíamos do lugar, sentiríamos inseguros para agir de um modo assertivo. Mas então, qual o segredo para tornar isso automático ou natural? Eu diria que a prática de comportamentos ecológicos desenvolvem hábitos saudáveis e criam relacionamentos sustentáveis naturalmente, você concorda?

E possivelmente você me questionaria, por onde devo começar a treinar a ecologia no meu comportamento? Como ocorre com todo novo hábito a ser instalado é necessário ter disciplina e repetição nas ações para que elas façam parte de você e reflitam esse alinhamento ecológico. Imagino que para facilitar, possamos mais uma vez traçar um paralelo com a natureza e emprestar alguns recursos para estimular essa consciência ecológica. O que sugiro é que agora, dirija sua atenção para seus comportamentos e verifique-os em sua totalidade, avaliando como eles se relacionam com você; em quais ambientes você os detecta e como eles influenciam na vida de outras pessoas. Isso, excelente, perceba-os do seu jeito e no seu tempo porque vou ajuda-lo aqui a distribuir os comportamentos em 4 categorias. São elas: 1)Reduzir, 2)Reutilizar, 3)Reciclar e 4)Repartir. Vamos lá?

1)Para você, o que de importante em nossa sociedade ou você em sua vida tem que REDUZIR e eliminar para aumentar a ecologia nos seus relacionamentos? Talvez surja algo do tipo: a falta de respeito para com qualquer tipo de vida.

2)Para você, quais hábitos saudáveis que alguém possa já ter utilizado ou que você vivenciou e quer resgatar para que possa REUTILIZAR em seu dia a dia esse hábito a fim de gerar uma conexão ecológica no convívio com outras pessoas? Quem sabe uma ideia seja elogiar mais seu filho ou colega de trabalho.

3)Para você, o que de prioritário todos podemos avaliar sob novas perspectivas e que você deseja fazer de modo diferente para RECICLAR comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos e com isso melhorar a participação nesta rede de relacionamentos? Uma opção poderia ser representada por ser mais gentil no trânsito, por exemplo.

4)Para você, em sua consciência, o que é comum a todos e que cada um pode acessar, assim como você que tem seus recursos internos (como: capacidades, qualidades, talentos, conhecimentos e vontade de servir), e recursos externos (como: alimentos, roupas, livros ou seu tempo para ajudar) que permitem REPARTIR com outros que necessitam destes recursos e trazer equilíbrio às relações deste ecossistema humano?

Finalmente, lembre-se de que tudo está interligado nesta trama chamada vida. Comunicamo-nos com a natureza, conosco e com outras pessoas em diferentes ambientes e meios ambientes; formamos laços e estruturamos relações, planejadas ou naturais; somos capazes de modificar qualquer tipo de cenário, seja ele externo ou interno. Porém, só iremos criar belas paisagens se nossos comportamentos forem ecológicos permitindo que exista harmonia entre todas as relações existenciais. O dia em que cada ser humano estiver em congruência com sua real natureza, terá evoluído ecologicamente consciente.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Eduardo Henrique Ramalho

Agente inspirador de mudanças e do desenvolvimento integral do potencial humano. Minha Missão: Estar consciente das reais necessidades do próximo. Acreditar que é possível fazer escolhas mais assertivas despertando seus potenciais latentes e desenvolvendo novos hábitos. Inspirá-los a agir em busca do estado desejado. Mais em Coaching4Inspiration: http://www.coaching4inspiration.com (19) 98343-0977