Você luta para alcançar seus objetivos? 

A realidade é que a maioria das pessoas têm dificuldade em visualizar e alcançar suas metas. Quando você define metas para si mesmo, você tem, sem dúvida, a melhor das intenções. Você quer ter sucesso com seus objetivos e deseja colher os diversos benefícios que vêm com fazer mudanças bem-sucedidas e importantes em sua vida.

Muito foi escrito sobre a definição de objetivos, por isso não vou aborrecê-lo com mais um artigo sobre como definir metas. Irei, entretanto, compartilhar com cinco razões pelas quais a definição de metas funciona. 

Afinal, sabemos que isso é importante porque constroem a autoconfiança e ajudam a aumentar a produtividade, mas a ciência por trás de quais objetivos nos ajudam a focar é mais opaca. A beleza de saber porque algo funciona faz você: A) mais disposto a abraçá-lo e aprofundar-se e B) mais informado, que o torna mais adequado para tomar decisões. 

Você pode pensar em uma iniciativa de negócios, política da empresa ou memorando de reunião que, se você soubesse um pouco mais sobre, teria ajudado a tomar decisões melhores e mais informadas. Vamos aos pontos:

1. Objetivos desencadeiam comportamento


Ter uma meta clara e convincente mobiliza seu foco em direção ao comportamento acionável. Em outras palavras, a definição de metas deve motivá-lo. Vamos supor, por exemplo, que João tem um objetivo de poupar dinheiro para comprar um carro novo. Você pergunta a ele que tipo de carro ele deseja e a resposta é: "Qualquer coisa que ande". 

Você acredita que isso motiva João? Provavelmente não. O problema aqui é que o estado final não está claro. Por outro lado, se o objetivo de João fosse mais específico, como por exemplo, economizar R$ 50 mil até dezembro para comprar um novo Corolla, seria algo que ele pudesse aspirar. João teria uma sugestão mental que acionaria seu foco, trazendo a motivação necessária para começar a poupar.

2. Os objetivos orientam seu foco


Quando você define um objetivo, naturalmente direciona sua atenção para um próximo passo e, como resultado, conduz na direção certa que força suas ações - seus comportamentos - a seguir. É um ditado brega, mas eu vou dizer de qualquer maneira: “O que quer que a mente acredita, o corpo consegue. O corpo segue a mente”.

3. As metas mantêm o ímpeto


Ver o progresso é viciante, literalmente, por causa da dopamina lançada em seu cérebro após a obtenção de uma recompensa. Assim como uma bola de neve cresce em tamanho quando é rolada colina abaixo, o impulso funciona da mesma forma. 

Basta pensar na última vez que você estava realmente "no sulco", no qual disse a si mesmo: "Estou em um rolo!" Isso é momentum. O que você estava fazendo, provavelmente não queria parar porque você era o que Mikhail Csikszentmihalyi chamava de fluxo, que é o estado ótimo de desempenho mental.

4. Metas alinham seu foco


A definição de objetivos ajuda-o a alinhar o foco com o comportamento, porque obtém feedback sobre o seu progresso. As ações que você toma - ou evita - oferecem pistas sobre seus valores, crenças, desafios, pontos fortes e fracos que lhe permitem corrigir corretamente conforme necessário e redefinir sua estratégia de conquista de metas (e, posteriormente, seu foco).

5. O estabelecimento de metas promove o autodomínio


Talvez a razão mais importante porque os objetivos funcionam é porque eles constroem o caráter. Na verdade, alcançar metas constrói caráter. Enquanto o processo de definição de metas é importante porque ajuda a descobrir e identificar o que é realmente importante para você, perseguir seus objetivos é o verdadeiro criador de dinheiro (literal e figurativamente) porque ele constrói autoeficácia; ele se desenvolve como o tipo de pessoa que pode alcançar objetivos.

Lembre-se, você não pode gerenciar o que não mede, e você não pode melhorar o que não é gerenciado.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.