Sabemos que o mercado de trabalho apresenta hoje muitas novidades e configurações. Tecnologias, novos concorrentes e grande competitividade entre empresas; tudo isso aliado à escassez atual do mercado de trabalho e as incertezas políticas, têm provocado transições que não estavam previstas no planejamento de carreira de muitos profissionais.

Nesse contexto, repensar como anda seu trabalho ou seu negócio é fundamental. Saber como anda sua recolocação no mercado de trabalho e seu projeto profissional é primordial. Como pode reinventar-se? Como pode lançar mão do seu plano B? Por acaso, ele existe?

Peter Drucker já dizia que temos que focar no que podemos fazer ao invés de focar no que não podemos. Então, no exercício de nossa profissão, ou fora dela, como muitas pessoas hoje se encontram cabe a começar por uma grande reflexão sobre sua missão de vida, seu propósito e seus valores. É importante se perguntar:

- Qual o sentido que tem para você sua profissão?
- O que te preenche estando nela?
- Quais seus dons exclusivos ?
- Qual a contribuição que você faz exclusivamente?
- Aonde pretende chegar?
- Quem deseja se tornar?

Viajar por sua própria história faz com que reconheça as suas fortalezas, capacidades, talentos, pontos a serem melhorados e que merecem atenção. Identificar os medos que possui, as crenças que o desencoraja a superar os obstáculos que estão pelo caminho. E pode ter certeza que obstáculos fazem parte do caminho para o sucesso. Só depende muito de como você os enxerga!

Que tal começar a pensar no que está acontecendo com você e pensar sobre o que você pode fazer acontecer a partir do que tem?

Já sabemos que estudos mostram que a resiliência é a arte de transformar toda a energia de um problema numa solução criativa, superando assim circunstâncias problemáticas na vida profissional ou pessoal. Isso sim significa estar aberto à mudanças, olhando para frente e percebendo as oportunidades.

Relembrando Charles Darwim: "Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente. Quem sobrevive é o mais disposto à mudança".

Tenha uma atitude com relação à você! Pense nisso, pois fará toda a diferença!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Jucileide Souza de Santana

Master Coach

Psicóloga , Profissional de RH com mais de 20 anos de experiência ,Cursa Pós -Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Mackenzie. Master Coach Certification , Analista DISC , ASSESS, SIXSECONDS pela Sociedade Latino Americana de Coaching.