A vontade é fator determinante em qualquer ação que venhamos a nos propor, a nos desafiar, a nos empenhar. Cabe aqui trazer alguns de seus significados literais¹ para construir mentalmente o veio deste artigo:
A principal das potências da alma, que inclina ou move a querer, a fazer ou deixar de fazer alguma coisa.
Impulso para agir em todas as fases de desenvolvimento.
Capacidade de tomar livremente uma decisão
Energia, firmeza de ânimo, fortaleza e perseverança no querer ou realizar.
Desejo, intenção, pretensão, determinação.
Escolha, mando.
Gosto, Prazer.
Propensão natural e mais ou menos irresistível para a prática de certo ato ou para a realização de certo resultado; apetite.
Empenho, interesse, necessidade física ou moral.
Apetites, fantasias relativas a todas as coisas da vida.
Transforme sonhos em realidade
Quando falamos da vontade é inegável que ela mexe com muitos de nós, isso porque estamos sempre a desejar, a querer, a sacudir nossa mente e pensamentos com o(s) nosso(s) objeto(s) de desejo, aquele que queremos conquistar, ser, ter ou até tomar, seja como e de qual forma encontrarmos para viabilizar o que queremos. Mesmo quando satirizada: “Vontade é uma coisa que dá e passa” fica aí que ela acontece. Deixar passar e/ou transformá-la em boa e/ou má vontade ou em vontade nenhuma cabe exclusivamente a nós.
E eis aí que entram as minhas provocações:
O que você vem fazendo para viabilizar sua vontade, o seu querer? Que mecanismos vêm utilizando? Eles têm sido eficazes para obtenção de seus resultados ou não são o que deseja? Estes mecanismos estão alinhados a crenças e valores, digo naquilo que sua história foi construída, na forma como você foi educado, no que era tido como inegociável em seu âmbito de convívio social e familiar?
Você está preso a algo que não faz mais sentido atualmente? Aos pré-conceitos repassados como herança? Ou você está agindo pautado naquilo que também acredita, sonha e QUER para sua vida ? Você tem se dedicado com determinação ao que QUER? Ou está aguardando acontecimentos, coisas que não estejam em seu domínio para que o universo conspire a seu favor ?
Se você nunca se perguntou ou parou para pensar sobre estas e outras questões, pode ser que seu planejamento em alcançar o que deseja esteja com algumas lacunas ou gaps, ou que você ainda não tenha definido claramente o que QUER alcançar e o quanto está disposto a empenhar sua VONTADE, usando o que já tem para começar e buscando novas competências e habilidades.
Na certeza que planejar é entre tantas definições o ato de predizer o que queremos; estudar o que temos; prospeccionar as possibilidades e cenários possíveis para a obtenção do melhor resultado com menor custo. Convido você a refletir como vem se planejando para alcançar as suas metas. Você sabe o que quer alcançar? Tem se empenhado em realizar ações que lhe aproximem do que quer? E como está seu comprometimento frente aos seus objetivos? Quais Crenças e Valores eles estão alicerçados? Você tem um Mapa Mental para pautar o seu agir diário?
________________________________________________________¹Dicionário Michaelis



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.