O Mercado de Coaching no Brasil está em ampla expansão. Segundo a ICF - International Coach Federation, o mercado de coaching cresceu mais de 300% nos últimos quatro anos. De acordo com a mesma instituição, o número de coaches em terras tupiniquins saltou de 7.000 em 2012 para 25 mil em 2015, o que representa um crescimento de mais de 30% em apenas três anos.
 
Já uma reportagem publicada no jornal Estado de São Paulo, apenas 5% dos profissionais brasileiros conseguem viver somente do coaching, os outros 95% estão buscando formas de sobreviver ou mantendo o coaching como segunda profissão. Destes 95%, grande maioria está abandonando seu sonho por achar que o mercado de coaching no Brasil está saturado, quando na verdade, nunca se teve tanta oportunidade. 

O problema é que o coaching é um negócio como qualquer outro, muitas empresas com grandes iniciativas fecham em menos de dois anos de mercado por não saber como atrair seus clientes, como se comunicar com o mundo externo, como gerenciar seu negócio e aí que está o maior problema de todos pois muitos destes profissionais gastam muito em seus estudos e certificações, achando que ao final estarão ganhando muito dinheiro. 

Quando na verdade, é somente uma etapa que foi vencida, agora vem um casamento com o marketing, que como qualquer relacionamento, deve ter muita dedicação e atenção.
 
Confira abaixo algumas dicas de como um coach pode conquistar seu público, criar seu nome e conquistar seus clientes:

Antes, Uma Introdução aos Gatilhos Mentais. Nosso cérebro é uma máquina incrível, mas não mudou muito desde que paramos de ser nômades. Muitas de nossas decisões ainda são fruto de puro instinto e reflexo. A neurociência, o marketing e outras áreas estudam e trabalham muitos destes instintos primitivos chamando-os de “Gatilhos Mentais”. São ações que desencadeiam outras ações de forma automática nos outros.

Alguns dos gatilhos mais utilizados são:

Escassez

Temos mais medo de perder algo do que de deixar de ganhar alguma coisa. Exemplo: últimas 3 vagas; Só mais 2 acentos neste voo.

Reciprocidade

Retribuímos toda hora. Se uma pessoa nos estende a mão já estendemos a nossa acreditando que é para um aperto de mãos. Se damos algo para uma pessoa, ela se sente grata e com a sensação de que está te devendo algo. Exemplo: uma sessão de avaliação; um guia que ajude na solução de problemas.

Prova Social

Éramos nômades, logo, andávamos em bando para nos protegermos e nos alimentarmos. A prova social é um gatilho que desperta uma sensação de segurança em saber que muitas outras pessoas compartilham de sua escolha, ou que a decisão da maioria pode influenciar a sua. Exemplo: uma fila na entrada de um pub; likes em uma publicação; número de seguidores.

Propriedade

Siga o líder! Temos uma visão de liderança ou referência em diversos segmentos. Pense agora, quem é a pessoa que você acredita ser o melhor candidato? Quem é o melhor o guru do marketing? Quem é o melhor jogador de futebol? Quem é a principal referência na área que você atua? Você aceitaria uma dica desta pessoa? Exemplo: influenciadores digitais, pessoas que você segue para ficar informado ou atualizado.

Os Gatilhos Mentais são ferramentas poderosas que devemos ter conhecer bem para aplicar e entender as ações que vamos descrever agora sobre como conseguir mais clientes para coaching.

Dicas de Como Conseguir mais Clientes para Coaching 


1 - O que você vende?

Responda esta pergunta de forma direta: Em que áreas você vai ou está atuando? E a pergunta principal: que problemas você vai solucionar na vida de seus clientes, e qual é o mundo perfeito com a contratação desta solução?

A maioria das pessoas não sabem que precisam de um coach, que este profissional pode ajudá-las em muitas decisões e ações de suas vidas. Todos os dias o Google é bombardeado com perguntas querendo a solução de problemas, no marketing conhecido como “dores”. Veja algumas dores que seus clientes estão procurando:

- Como emagrecer;

- Como ter mais produtividade;

- Como ser mais feliz na vida;

- Como encontrar o emprego perfeito.

Todas estas e milhares de outras dores podem ser solucionadas com a ajuda de um profissional em coaching. Porém, o usuário não sabe disto. Então, como fazer ele ficar sabendo?

2 - Se construir, eles virão

Lembra do filme “Campo dos Sonhos”? É praticamente a mesma coisa. Você precisa de algumas ferramentas para a divulgação de suas soluções e para que seus clientes o vejam como propriedade no assunto. Pense comigo, você prefere ser atendido por uma empresa meia-boca que mal aparece ou por uma empresa que já prestou serviços para inúmeras outras, que sempre participa de palestras ajudando seus clientes a solucionarem problemas?

Então, porque com seus clientes seria diferente?

Aqui vai uma lista do mínimo que teremos que criar para atrair cada vez mais clientes para você:

- Site com ferramenta de blog;

- Página no Facebook;

- Perfil no Instagram;

- Canal no Youtube.

3 - Site não é mais um cartão de visitas, é uma ferramenta poderosa!

Primeiro, estou falando em site, não em uma plataforma que você criou com uma ferramenta gratuita da internet. Digo isto pois quase todas estas ferramentas são mal indexadas pelo Google. Logo, se você não está no Google, você não existe.

Em seu site, crie uma página sobre cada uma das áreas que você atua, sempre com um formulário para contato em cada uma destas páginas. Como gatilho mental, adicione “primeira sessão grátis”, ou algo que faça seu futuro cliente entrar em contato com você.

Blog: o Google se alimenta de conteúdo, porém conteúdo que as pessoas procuram. Já sabemos que a maioria não sabe o que é o coaching e seus benefícios, porém elas querem ajuda para se livrar de suas dores. Logo, vamos dar isto para elas. Escreva sobre “5 formas de transformar sua vida”, “10 dicas para salvar seu relacionamento”. Escreva no mínimo uma vez por semana pensando em ajudar seus usuários, e no último parágrafo comente sobre o que é o coaching e como ele pode ajudar neste processo.

4 - Gere visitas para seu conteúdo

Arnaldo, a regra é clara: quanto mais conteúdo eu tiver, maior será o número de acessos ao meu site e logo, maior será o número de pessoas que entrará em contato comigo. Simples!

Não só de Google vive um negócio, temos que pensar também em como divulgar nossas publicações e serviços para o maior número de pessoas possíveis. Por isso a necessidade de termos uma grande presença nas redes sociais.

O fluxo é simples: tudo que você criar para seu blog, divulgue em suas redes sociais. A ideia sempre é levar os leitores para seu site, pois é lá que o negócio será fechado.

5 - Vídeo és vita!

Já parou para pensar em quantos vídeos você já assistiu em sua formação de coaching? E quantos mais para se manter atualizado? Mas estes vídeos não são de qualquer pessoa, certo? São de “Alfas”, influenciadores, ou como gosto de chamar, de “Propriedades”. Pessoas que são reconhecidas como os melhores em suas áreas.

Criando uma periodicidade nas publicações de vídeo, tanto no Youtube quanto no Facebook, você estará realizando a criação de um público engajado. Mas lembre-se, não se VENDA. Publique sempre vídeos ajudando as pessoas a enfrentar e solucionar suas dores.

6 - Impulsione suas publicações

Separe uma verba mensal para impulsionar algumas publicações no Facebook e no Instagram. O segredo é divulgar o conteúdo certo para o público certo. O impulsionamento é barato, e é a melhor forma de criar uma base de seguidores em pouco tempo.

7 - Acredite no poder do e-mail

O e-mail marketing é a melhor ferramenta para fechar negócios na atualidade. Porém, deve ser feita de uma forma certa, e não somente com promoções.

Assine uma ferramenta como MailChimp e cadastre todos os contatos que você tiver via site. Esta base qualificada de e-mails será vital para o sucesso de seus negócios. Somente 3% das pessoas que visitam seu site estão prontas para “comprar”. O resto entra em fatores de conhecimento e hora de compra inapropriada. 

Por isto, devemos guardar estes contados e, semanalmente, lembrar a eles que existimos. E o melhor, entregar para eles sempre uma solução para seus problemas do mundo ordinário. Divulgue nesta lista suas novas postagens, seus novos vídeos e os casos de sucesso.

8 - Dicas para aumentar sua base de e-mails

Em troca de um E-mail, forneça um conteúdo que vai gerar valor para seu público. Dicas, E-books próprios, convite para vídeos especiais, etc. Existem inúmeras formas para você gerar uma base de e-mails altamente qualificada.

9 - A maior moeda virtual é o e-mail

Tudo que você fizer online será para a aquisição de e-mails qualificados. É por eles que virão a maioria de suas sessões de coaching. Defina uma meta de quantos leads semanais você deve adquirir para poder trabalhar com seu conteúdo.

Nunca disse que seria fácil, o trabalho é duro, porém a recompensa é enorme. Nenhum trabalho é pouco quando estamos falando na realização de nossos sonhos. Acredito que você seja um coach maravilhoso, e precisa somente de uma mãozinha para poder entregar seu poder para o maior número de pessoas que necessitam de sua ajuda. Portanto, mãos à obra!



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