Ao prestar informações ao briefing, precedido na maioria das ocasiões por consultorias, alguns clientes costumam idealizar soluções para seus negócios ou suas carreiras, incorrendo em equívoco ao esquecerem questões importantes sobre capacidades, limitações, possibilidades e necessidades. Isto não ocorre propositalmente, mas por uma provável ausência de estímulos reflexivos, mensurações realísticas dentro do contexto pretendido, incumbidas ao designer para intermediar o clareamento dessas ideias. Ofício que requer uma audição atenta para captar questões prioritárias do negócio, tecendo posteriormente perguntas relevantes à obtenção de informações concretas ao desenvolvimento do projeto.

No design, assim como noutro ofício, experiência puramente aplicada como uma espécie de fórmula padrão para solucionar qualquer questão relativa a uma área nem sempre poderá trazer a completa satisfação em um projeto. Isto, pois nem todas as áreas possuem os mesmos problemas. Disto surge a necessidade de melhor coletar as informações durante o briefing.

Então, como melhorar o briefing?

Verifica-se no coaching um poderoso aliado ao briefing, quando através deste processo o designer realizará uma audição atenta, visando extrair de seu cliente informações que ele próprio detém e que certamente consubstanciará o projeto em sua elaboração até alcançar seu objetivo final. Através das ferramentas do coaching o designer poderá destrinchar questões aparentemente irresolutas, derivadas de dúvidas ou da ausência de metas claras, motivo pelo qual sua associação ao briefing se faz necessária à eficácia do projeto.

Conhecimento é uma palavra chave no mundo do design e o briefing ainda será a ferramenta mais importante no âmbito deste ofício. Contudo, conjuga-la ao coaching potencializará a estruturação deste instrumento, tornando-o mais assertivo e coerente com a realidade para a qual será realizado o projeto, pois constará de informações realmente embasadas naquilo que fora exposto pelo cliente em seus reais objetivos.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Pedro Rocha Maia Gomes

Life Coach

Bacharel em Direito pela Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste ? SEUNE, especialista em Direitos Autorais e Creative Commons; Bacharel em Design pelo Centro Universitário Maurício de Nassau ? UNINASSAU, especialista em Marcas, Design Thinking e Mídias Sociais. Yudansha (Faixa Preta) pela Budo-Kan Escola de Karate-Do ? BEK, especialista em Martial Mentoring e Filosofia Oriental; Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching ? SLAC, especialista em Análise Comportamental; Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz ? AMORC, especialista em Filosofia Hermética e Tarô Terapêutico.